segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Ação Formação "Inclusão dos alunos com CEI e PIT, à luz da nova Portaria 201-C/2015, de 10 de julho"

A ação  "Inclusão dos alunos com CEI e PIT, à luz da nova Portaria 201-C/2015, de 10 de julho" será desenvolvida no Centro de Formação do Planalto Beirão - Escola Secundária de Tondela, nos dias 23 e 13 de fevereiro, e no Centro de Formação de Escolas de Castro Daire e Lafões, dias 5 e 12 de março. Toda a documentação (cronograma, programa e ficha de inscrição) encontra-se disponível nesses mesmos centros de formação.
A ação visa responder às dificuldades sentidas pela escola na inclusão dos alunos com CEI (Currículo Específico individual) e PIT (Plano Individual de Trabalho), à luz da nova Portaria 201-C/2015, de 10 de julho. 

Partindo da implementação/operacionalização/avaliação dos Currículos Específicos Individuais, no ensino secundário, na Escola Secundária Viriato - Viseu, no ano letivo de 2104/2015, no âmbito do Projeto de Transição para a Vida Adulta e Autodeterminação, da responsabilidade da ASSOL, em parceria com o ISPA e PAIS-EM-REDE (http://paisemrede.pt/) e financiado pela Fundação Calouste GulbenKian, irão ser criados espaços de partilha e avaliação reflexiva sobre a importância do trabalho colaborativo do docente de educação especial/docente do ensino regular e do trabalho em equipa/rede.

Serão apresentados os casos das alunas CEI/PIT que frequentaram turmas do ensino secundário, na oferta formativa da escola: Curso Científico-Humanísticos (Curso de Ciências e Tecnologias e Curso de artes Visuais).

A ação contará com a participação das docentes que lecionaram as disciplinas frequentadas pela alunas no grupo-turma, nomeadamente as disciplinas Biologia /Geologia (Prof.ª Doutora Margarida Morgado) e a disciplina de Desenho A ( Drª Paula Soares) que irão partilhar metodologias/abordagens/intervenções que se constituem como facilitadoras das aprendizagens e promotoras do incremento do conhecimento, criando ambientes verdadeiramente inclusivos, com ganhos para as alunas CEI e família , para os seus pares, para os professores, para a comunidade escolar e para o público/comunidade onde se realizaram os seus estágios de sensibilização. 

Nota: Texto atualizado em 22/01/2016

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