domingo, 2 de novembro de 2014

ALUNOS DE FAMÍLIAS CARENCIADAS VÃO TER «CANTINHO DO ESTUDO»

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia assinou (...), com diferentes entidades, um protocolo que visa a execução do «Cantinho do Estudo», um programa que tem a finalidade de melhorar as condições básicas de alojamento e estudo, nas respetivas habitações, das crianças e alunos de famílias de mais baixos recursos socioeconómicos que frequentem estabelecimentos de educação pré-escolar ou dos ensinos básico e secundário integrados no Agrupamento de Escolas D. Pedro I, na freguesia de Canidelo.

Este programa resulta de uma parceria entre a Fundação Manuel António Mota, o Município de Gaia, a freguesia de Canidelo, o Agrupamento de Escolas D. Pedro I e a Gaiurb – Urbanismo e Habitação, EM e tem como objetivo a promoção da equidade social, o sucesso e prevenção do abandono escolar e a criação de condições para a concretização da igualdade de oportunidade para todos.

Durante a cerimónia desta manhã, o presidente da Câmara Municipal de Gaia explicou que este programa é “um instrumento de melhoria das condições de habitação dos alunos abrangidos e, a reboque, proporciona a definição, na sua casa, de um local específico para o estudo”. Uma intervenção que Eduardo Vítor Rodrigues considera importante, tendo em conta que “o gosto pelo estudo passa muito pelo local que temos disponível em casa”.

A intervenção abrangida por este projeto incluirá melhorias ao nível do edificado (na cobertura, nas paredes e na caixilharia de portas e janelas do quarto e ou espaço de estudo); a criação ou adaptação de espaços de estudo; o melhoramento de espaços utilizados pelas crianças e jovens (por exemplo, colocação de lavatórios, sanitas, banheiras e bases de chuveiro); adaptações que facilitem o acesso à habitação e, ainda, melhorias ao nível do mobiliário e equipamento.

O programa destina-se a famílias residentes em Canidelo, com crianças e jovens até ao 7.º ano de escolaridade, inclusive, que frequentem estabelecimentos integrados naquele agrupamento, e cujo rendimento mensal per capita seja igual ou inferior ao valor do indexante dos apoios sociais (419,22€ em 2014), desde vivam em habitação, própria ou arrendada, há pelo menos dez anos, de forma permanente.

O «Cantinho do Estudo» é financiado em partes iguais, 10 mil euros, por ano, durante quatro anos, pela fundação e pela freguesia de Canidelo, e comparticipado em espécie com mão-de-obra disponível, no mesmo valor estimado, pela Câmara Municipal de Gaia. O valor global previsto neste investimento social é de 120 mil euros.

In: Local.pt por indicação de Livresco

Sem comentários: