O projeto europeu SENnet, financiado pelo Programa Lifelong Learning (LLL), está a chegar ao seu final.
Constituiu-se como rede para as necessidades educativas especiais, foi coordenado pela European Schoolnet (EUN) e integrou instituições educativas e parceiros ligados à educação especial e às tecnologias de informação e comunicação de 7 países - Áustria, Bélgica, Dinamarca, Estónia, Itália, Portugal e Turquia -, articulando com a Agência Europeia para as Necessidades Especiais e Educação Inclusiva.
Criou um sítio Web onde se encontram todos os resultados das atividades e produtos realizados - http://sennet.eun.org/ - e comunidade no Facebook - https://www.facebook.com/groups/SENnetwork/ .
Todos os alunos beneficiam do potencial pedagógico das TIC, mas para os alunos com NEE as tecnologias podem mudar a sua vida, permitindo-lhes mais acesso e maior autonomia, graças à utilização de ampliadores de carateres, leitores de ecrã, sintetizadores de fala, comunicação por símbolos, tecnologias móveis e outros dispositivos.
O projeto apresenta resultados positivos em três áreas nucleares: (i) investigação e estudos de caso; (ii) recursos educativos digitais; e, (iii) formação online sobre inclusão e acesso às tecnologias.
Na área de investigação e estudos de caso foram produzidos relatórios temáticos sobre inovação relativa ao papel das TIC na inclusão de alunos com NEE em escolas regulares, ao desenho universal de aprendizagem e à utilização de tablets. Um conjunto de estudos de caso sobre impactos das tecnologias na aprendizagem de alunos com NEE foram levados a cabo por todos os parceiros, os quais foram ilustrados com vídeos, disponíveis no sítio web do projeto SENnet. O parceiro português apresentou oito estudos de caso que se encontram reunidos em e-book - http://crtic1estudos1caso.pressbooks.com/ .
No âmbito dos recursos educativos digitais foram identificados cerca de 200 novos recursos pelos parceiros, e, no total, foram classificados cerca de 600 recursos de acordo com especificações de acessibilidade, tendo sido aberta uma nova categoria NEE no repositório da EUN - http://lreforschools.eun.org .
Relativamente ao desenvolvimento de competências de professores foi organizado um curso online sobre «Inclusão e Acesso às Tecnologias», que os parceiros europeus adaptaram e localizaram aos respetivos contextos nacionais. Das várias iniciativas, destaca-se o curso massivo aberto online (MOOC) organizado em Portugal - http://www.inctec2014.blogspot.pt/ - o qual mobilizou 927 inscrições.
Resume-se, deste modo, o balanço dos três anos de atividade do projeto europeu SENnet.
Mais informação - http://dge.mec.pt/educacaoespecial/index.php?s=directorio&pid=119
Constituiu-se como rede para as necessidades educativas especiais, foi coordenado pela European Schoolnet (EUN) e integrou instituições educativas e parceiros ligados à educação especial e às tecnologias de informação e comunicação de 7 países - Áustria, Bélgica, Dinamarca, Estónia, Itália, Portugal e Turquia -, articulando com a Agência Europeia para as Necessidades Especiais e Educação Inclusiva.
Criou um sítio Web onde se encontram todos os resultados das atividades e produtos realizados - http://sennet.eun.org/ - e comunidade no Facebook - https://www.facebook.com/groups/SENnetwork/ .
Todos os alunos beneficiam do potencial pedagógico das TIC, mas para os alunos com NEE as tecnologias podem mudar a sua vida, permitindo-lhes mais acesso e maior autonomia, graças à utilização de ampliadores de carateres, leitores de ecrã, sintetizadores de fala, comunicação por símbolos, tecnologias móveis e outros dispositivos.
O projeto apresenta resultados positivos em três áreas nucleares: (i) investigação e estudos de caso; (ii) recursos educativos digitais; e, (iii) formação online sobre inclusão e acesso às tecnologias.
Na área de investigação e estudos de caso foram produzidos relatórios temáticos sobre inovação relativa ao papel das TIC na inclusão de alunos com NEE em escolas regulares, ao desenho universal de aprendizagem e à utilização de tablets. Um conjunto de estudos de caso sobre impactos das tecnologias na aprendizagem de alunos com NEE foram levados a cabo por todos os parceiros, os quais foram ilustrados com vídeos, disponíveis no sítio web do projeto SENnet. O parceiro português apresentou oito estudos de caso que se encontram reunidos em e-book - http://crtic1estudos1caso.pressbooks.com/ .
No âmbito dos recursos educativos digitais foram identificados cerca de 200 novos recursos pelos parceiros, e, no total, foram classificados cerca de 600 recursos de acordo com especificações de acessibilidade, tendo sido aberta uma nova categoria NEE no repositório da EUN - http://lreforschools.eun.org .
Relativamente ao desenvolvimento de competências de professores foi organizado um curso online sobre «Inclusão e Acesso às Tecnologias», que os parceiros europeus adaptaram e localizaram aos respetivos contextos nacionais. Das várias iniciativas, destaca-se o curso massivo aberto online (MOOC) organizado em Portugal - http://www.inctec2014.blogspot.pt/ - o qual mobilizou 927 inscrições.
Resume-se, deste modo, o balanço dos três anos de atividade do projeto europeu SENnet.
Mais informação - http://dge.mec.pt/educacaoespecial/index.php?s=directorio&pid=119
Fonte: DGE
Sem comentários:
Enviar um comentário