quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

CÂMARA MUNICIPAL E AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SILVES LANÇAM PROJETO L.E.R. CÃOFIANTE

Resultante de uma parceria entre a Câmara Municipal de Silves (através da sua Biblioteca Municipal e sector de Psicologia) e o Agrupamento de Escolas de Silves, realiza-se no próximo dia 30 de janeiro, na Escola EB n.º 1 de Silves, a primeira sessão do projeto-piloto L.E.R. Cãofiante. Esta iniciativa, inovadora em Portugal, pretende ajudar um grupo controlado de alunos de uma turma de 3.º ano do referido estabelecimento de ensino a superar as suas dificuldades ao nível das competências leitoras e da relação entre pares, beneficiando da presença de ouvintes atentos e facilitadores do processo terapêutico: os cães.

Neste processo, os “amigos caninos” funcionam como um estímulo multissensorial, que fomenta a atenção, a concentração e a cooperação das crianças nas tarefas propostas, contribuindo para elevar a expectativa das crianças relativamente à sua capacidade para superar dificuldades e aumentar a sua autoestima.

Por outro lado, e de modo a poder englobar toda a turma num projeto comum de prática lúdica da leitura, com o objetivo de estimular o gosto por ler bem e aproximar os alunos das metas estabelecidas para o seu ano de escolaridade, irá implementar-se uma outra vertente do projeto, intitulada L.E.R. – Livros Em Roda, desta feita com a criação de uma biblioteca de turma, que servirá de base à implementação diária de dinâmicas de leitura em sala de aula, dinamizadas pela docente e, paralelamente, atividades de leitura-a-par em casa, com as figuras familiares de confiança destas crianças.

Este projeto, que foi inspirado no programa R.E.A.D., já é dinamizado em inúmeras escolas dos Estados Unidos, Canada e, também, em alguns países europeus, com algum grau de sucesso.

De referir que, ainda neste âmbito, a Biblioteca Municipal de Silves lançou, no final de 2012, uma ação de promoção de leitura denominada “Pipas de Livros”, iniciativa inovadora a nível nacional que tinha como objetivo melhorar a capacidade de leitura das crianças e incentivar o gosto pela leitura através da utilização de um cão ouvinte, técnica que foi, igualmente apresentada como um caso de sucesso pela Biblioteca de Sello aquando da realização do Congresso da IFLA em 2012, na Finlândia, numa apresentação integrada na sessão “Surprising Library” (Biblioteca Surpreendente).
In: Local.pt por indicação de Livresco

Sem comentários: