segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

À descoberta com quatro sentidos

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha decidiu proporcionar aos seus visitantes uma experiência diferente. Com os olhos vendados, quarenta pessoas, entre adultos e crianças, partiram à aventura descobrindo, através do tato, algumas das peças que figuram no espaço, ouvindo a audiodescrição inédita de uma das mais emblemáticas peças do acervo, cheirando ervas aromáticas e degustando iguarias típicas da região.

O Museu da Comunidade Concelhia foi eleito, em 2012, como o Melhor Museu Português, pela Associação Portuguesa de Museologia e foi, mais tarde, galardoado com o Prémio Kenneth Hudson do Fórum Europeu dos Museus.

Com o lema "Museu de todos", o espaço já abriu as portas a cerca de 16 mil visitantes e está preparado para receber pessoas com incapacidades visuais, auditivas, motoras ou intelectuais.

À agência Lusa, a vereadora da Câmara da Batalha com o pelouro da cultura, Cíntia Silva, garantiu que atividades como esta vão continuar.

A iniciativa do Museu da Comunidade Concelhia da Batalha é um exemplo de inclusão e valorização das pessoas com deficiência em Portugal.
In: INR

Sem comentários: