Um médico sueco que trabalha nos hospitais algarvios e ensina na Universidade do Algarve desenvolveu um dispositivo que impede a perda de audição das crianças. Com esta investigação, Armin Moniri foi distinguido na semana passada pela rainha Silvia da Suécia.
O trabalho de investigação do médico Armin Moniri levou a que 80 por cento das crianças tratadas se curassem da otite média serosa sem recurso a cirurgia.
Este médico sueco, que trabalha no Centro Hospitalar do Algarve, concebeu em casa um método artesanal que consiste, afinal, num brinquedo para a criança.
O facto de as crianças com otite serosa soprarem o balão ajuda a equilibrar a pressão e arejar o ouvido médio. Num mês, pode estar quase curada.
Quando começou o estudo e o tratamento, ajudado por vários colegas do serviço de otorrino do Centro Hospitalar do Algarve, Armin Moniri, 39 anos, deparou-se com crianças que já estavam referenciadas para serem alvo de cirurgia.
O médico admite que o facto de ter um peluche no dispositivo ajuda muito.
Com esta investigação, Armin Moniri foi distinguido na semana passada pela rainha Silvia da Suécia, que tem em Gotemburgo uma Fundação e um Hospital Pediátrico com o seu nome.
O método de Moniri já foi patenteado e começará a ser comercializado este ano por uma empresa sueca.
In: TSF com áudio
Sem comentários:
Enviar um comentário