Realiza-se nos dias 22 e 23 de julho de 2014, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, o congresso "Pedagogia para a Autonomia: Imaginar e Fazer a Mudança em Tempos Difíceis". O evento, que visa disseminar e discutir possibilidades de uma educação transformadora e emancipatória em contexto escolar, destina-se a professores, formadores, investigadores e alunos de pós-graduação, abrangendo todas as áreas disciplinares e níveis de ensino. O prazo para inscrições decorre até 15 de maio e a submissão de artigos pode ser feita até 15 de março.
O 6.º Encontro do GT-PA (Grupo de Trabalho-Pedagogia para a Autonomia) inscreve-se nas atividades do Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade do Minho e dá continuidade à intenção dos anteriores encontros: disseminar e discutir possibilidades de uma educação transformadora e emancipatória.
Vivem-se tempos difíceis na educação, importando refletir sobre o modo como temos vindo a reagir às pressões das políticas educativas, da crise económica (inter)nacional e das exigências do mercado, sem perder de vista os princípios educativos de uma pedagogia para a autonomia.
Como podemos imaginar e fazer a mudança nos atuais cenários? Que respostas dão as escolas, as instituições de formação, a investigação educacional?
Entendendo-se a autonomia como um interesse coletivo, o Encontro é de âmbito multidisciplinar, oferecendo as seguintes áreas temáticas:
•Pedagogia para a autonomia nos Ensinos Básico e Secundário;
•Pedagogia para a autonomia no Ensino Superior;
•Pedagogia para a autonomia e formação de professores;
•Pedagogia para a autonomia, políticas educativas e dispositivos reguladores;
•Pedagogia para a autonomia e investigação educacional;
•Pedagogia para a autonomia e parcerias interinstitucionais.
Para mais informações, aceder às páginas do Instituto de Educação da Universidade do Minho ou do Congresso.
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