sexta-feira, 5 de março de 2010

O bullying e os alunos com necessidades educativas especiais

Esta semana tem sido fértil na informação sobre o processo de bullying nas escolas, fruto do trágico acidente de Mirandela. Muitas vozes se têm feito ouvir, umas mais sensatas e pró-activas do que outras.
Tenho dedicado alguns textos a esta temática do bullying por uma questão principal: os alunos com necessidades educativas especiais são um dos potenciais alvos do bulliyng. São alunos com limtações, desde físicas a mentais, logo, um alvo frágil, fácil e preferível de "explorar" pelos colegas. Felizmente, não vivenciei ainda situações deste género. Mas existem notícias do passado (ver).
É importante que todos estejamos atentos, não apenas os pais, os professores, os assistentes operacionais, mas toda a sociedade.

3 comentários:

Atena disse...

Em 18 de Outubro de 2009, o Prof joão colocou aqui um texto que fiz sobre a violencia nas escolas. Recoloco-o neste meu comentário porque lamentavelmente cumpriu-se algo de mais chocante, como previ na altura:

"...E o bullying prossegue a sua escalada impunemente... e como sempre ninguém vê, ninguém viu, os professores estão na escola para ensinar e as auxiliares que estão para vigiar, são poucas... Provavelmente aguarda-se por casos realmente chocantes para aceitar o fenómeno, dando-lhe a importância que tem e tomar medidas... é isso, provavelmente está-se à espera."

E não se esperou muito. Foi uma vida que terminou abrupta e estupidamente! Ainda assim, pelo que oiço nos media, ainda há quem minimize! Como é possivel não perceberem aquilo que para mim é tão obvio? Não tenho poderes adivinhatórios, acontece é que é tão fácil prever o obvio, que até "chateia"!
Os meus sinceros pesares à familia, e a ver vamos se agora se tomam outras medidas, ou se é preciso é que o mesmo aconteça a alguém de mais relevo social...
Abraço
Cristina

Anónimo disse...

Peço desculpa por o meu comentário sair fora do post, mas estou preocupada com a nova avaliação dos CEI.
De facto podemos acrescentar disciplinas na pauta, mas não me parece viável colocar lá mais 6 ou 7. Nós, grupo de EE, concordámos em colocar apenas 2, uma seria para o PIT e para outra não encontrámos designação que nos servisse. Pretendíamos uma designação que englobasse as outras áreas de Português e Matemática Funcional, TIC, Clube de Artes...
Achámos que o PIT também fazia parte da área de APS, daí procurarmos outra designação.
Peço desculpa por este apelo mas se calhar uma discussão alargada poderia dar frutos.
E obrigado pelo espaço de partilha.

João Adelino Santos disse...

Olá Anónimo
Já publiquei um texto sobre a questão da designação das áreas curriculares que não fazem parte do currículo regular.
Quanto ao PIT, na minha perspectiva, a sua avaliação ão deve constar da pauta. Trata-se de um plano que deve ser avaliado mas de forma descritiva e constar da acta do conselho de turma e, eventualmente, da ficha de avaliação individual. No final do ano, deve coonstar a sua avaliação final no relatório circunstanciado.
Pens que não deve constar da acta porque um PIT pode assumir diversas valências, desde um estágio pré-profissional (onde se desenvolvem competências específicas) até ao encaminhamento para uma instituição (nos casos de muita dependência).
No primeiro caso, pode acontecer que um aluno ande um período, ou mais, a efectuar um despiste vocacional com um psicólogo. Que competências se desenvolvem? Que se avalia?
Concordo que deveria haver um debate sobre estas matérias!
Abraço