quinta-feira, 4 de março de 2010

Bullying: fenómeno tem dimensão preocupante

3 perguntas a Sónia Seixas, Investigadora.
Actualmente, existem mais casos de bullying em Portugal ou mais denúncias?
Há mais visibilidade do fenómeno e presentemente assume uma dimensão preocupante. As escolas onde se fazem estudos sobre o bullying têm encontrado níveis muito preocupantes de envolvimento de alunos nesse fenómeno, entre vítimas e agressores. Estamos a falar de níveis de 15, 20 e até 30% de alunos envolvidos em situações de bullying.
O que leva os jovens a envolverem-se nestes fenómenos?
As motivações são múltiplas. Pode ter a ver com os estilos de comportamento dos pais, se são muito permissivos, se não controlam o comportamento. Podem ser causas mais macros- sociais ligadas à violência que entra na nossa casa todos os dias pela televisão, videojogos e existem ainda factores que têm a ver com o próprio crescimento e afirmação das crianças.
Como se pode identificar uma vítima e um agressor?
O isolamento no recreio pode ser um sinal de alerta para identificar uma vítima. Serem as últimas a ser escolhidas nos jogos de educação física, terem as coisas estragadas, arranhões, perdem constantemente o dinheiro, também são sinais ligados às vítimas. Os agressores são crianças que aparecem com coisas que não são delas, têm necessidade de dominar os outros e têm mudanças de humor.

Sem comentários: