Os alunos deficientes ainda enfrentam muitas barreiras nas universidades portuguesas. O simples acto de ouvir um professor numa aula, de tirar apontamentos ou até de aceder ao site da instituição é, nos dias que correm, um problema para os alunos com necessidades especiais. O alerta foi dado ontem por especialistas de diversas universidades no ‘I seminário GTAEDES – Contributos para uma Universidade Inclusiva’, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (UL).
A secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, abriu a sessão dizendo que "é urgente dotar as instituições de Ensino Superior de apoios para os alunos com necessidades especiais, pois todos têm direito a aprender". "O diploma de Ensino Superior é um projecto de vida a que todos devem ter acesso, mesmo sendo diferentes", afirmou.
António Nóvoa, Reitor da UL, também esteve presente e deixou "bem claro que a igualdade ainda não é um valor presente na educação". "Existem muitas dicotomias na educação e o acesso igual para todos é um dos maiores problemas existentes", disse.
De recordar que o direito ao ensino em como garantia uma " igualdade de oportunidades de acesso" para todos, estando estipulado no artigo 74º da Constituição da República Portuguesa.
A secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, abriu a sessão dizendo que "é urgente dotar as instituições de Ensino Superior de apoios para os alunos com necessidades especiais, pois todos têm direito a aprender". "O diploma de Ensino Superior é um projecto de vida a que todos devem ter acesso, mesmo sendo diferentes", afirmou.
António Nóvoa, Reitor da UL, também esteve presente e deixou "bem claro que a igualdade ainda não é um valor presente na educação". "Existem muitas dicotomias na educação e o acesso igual para todos é um dos maiores problemas existentes", disse.
De recordar que o direito ao ensino em como garantia uma " igualdade de oportunidades de acesso" para todos, estando estipulado no artigo 74º da Constituição da República Portuguesa.
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