No contexto do Debate Nacional sobre Educação, o Conselho Nacional de Educação encomendou à Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação a realização de um trabalho que abarcasse os principais campos de conhecimento da educação em função de uma temática comum: a investigação em educação nos últimos vinte anos.
Aceite o desafio, a Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação realizou um seminário interno para discutir os possíveis referentes para a realização do trabalho e suas formas de abordagem. Não sendo fácil isolar áreas de investigação em educação, mais ainda quando se verifica que, depois da aprovação da Lei de Bases do Sistema Educativo, a produção bibliográfica e a investigação cresceram de forma significativa, os participantes concordaram na exploração de quatro temáticas principais: Administração Escolar, Desenvolvimento Curricular, Formação de Professores e Educação não Formal.
É assim que se apresenta "A Educação em Portugal (1986-2006). Alguns contributos de investigação", subdividido em quatro temáticas: Administração da educação e autonomia das escolas (Licínio C. Lima, Universidade do Minho); Currículo, investigação e mudança (José Augusto Pacheco, Universidade do Minho); Formação de professores: das concepções às realidades (Manuela Esteves, Universidade de Lisboa); Aprender sem ser ensinado. A importância estratégica da educação não formal (Rui Canário, Universidade de Lisboa).
Os critérios para a elaboração dos textos são da responsabilidade de cada autor, esperando-se que este trabalho se torne num ponto de partida para a discussão fundamentada e séria, cada vez mais necessária, sobre educação.
Aceite o desafio, a Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação realizou um seminário interno para discutir os possíveis referentes para a realização do trabalho e suas formas de abordagem. Não sendo fácil isolar áreas de investigação em educação, mais ainda quando se verifica que, depois da aprovação da Lei de Bases do Sistema Educativo, a produção bibliográfica e a investigação cresceram de forma significativa, os participantes concordaram na exploração de quatro temáticas principais: Administração Escolar, Desenvolvimento Curricular, Formação de Professores e Educação não Formal.
É assim que se apresenta "A Educação em Portugal (1986-2006). Alguns contributos de investigação", subdividido em quatro temáticas: Administração da educação e autonomia das escolas (Licínio C. Lima, Universidade do Minho); Currículo, investigação e mudança (José Augusto Pacheco, Universidade do Minho); Formação de professores: das concepções às realidades (Manuela Esteves, Universidade de Lisboa); Aprender sem ser ensinado. A importância estratégica da educação não formal (Rui Canário, Universidade de Lisboa).
Os critérios para a elaboração dos textos são da responsabilidade de cada autor, esperando-se que este trabalho se torne num ponto de partida para a discussão fundamentada e séria, cada vez mais necessária, sobre educação.
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