sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Investigadores de Coimbra desenvolvem guia para cegos

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu um "guia inteligente para orientar pessoas cegas" no interior de edifícios públicos, anunciou esta sexta-feira a instituição.

O guia, que foi criado em colaboração com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), pretende "aumentar a autonomia das pessoas cegas nas atividades do seu quotidiano", sublinha uma nota da UC, agora divulgada.Trata-se, na prática, de uma aplicação para smartphone desenhada para ajudar, de forma rápida, intuitiva e segura, o utilizador a encontrar serviços e produtos desejados no interior de edifícios públicos.

A partir do telemóvel, o novo sistema - 'SmartGuia: Shopping Assistant for Blind People' (https://eden.dei.uc.pt/~jcecilio/videos/SmartGuia_Compressed.mp4) - utiliza as tecnologias Bluetooth e Wi-Fi para "orientar o cego até ao seu objetivo, respondendo a perguntas e facultando informação clara sobre lugares, produtos e serviços que se encontram no edifício", explica José Cecílio, coordenador do projeto.

"O guia é acionado pelo utilizador e, a partir daí, atualiza constantemente a informação", designadamente estabelecendo percursos, indicando distâncias, identificando pontos de interesse ou descrevendo o ambiente envolvente (referindo, por exemplo, a que distância há elevador ou escadas), exemplifica José Cecílio.

Simplifica trabalho

Uma das características mais distintivas do sistema é o facto de simplificar o trabalho do utilizador em termos de especificação daquilo que ele pretende, podendo "dizer simplesmente palavras que identifiquem o que deseja, tais como 'comer' ou 'comprar roupa'", salienta o investigador.

"O sistema consegue reconhecer essas palavras-chave, questionando de seguida sobre preferências mais concretas", como indicar os restaurantes que existem, podendo, depois, o utilizador escolher qual deles deseja. "Uma vez completo o processo de escolha do destino, o sistema guia o cego oralmente" até ao local pretendido, conclui José Cecílio.

Apesar de ter sido desenvolvido para guiar invisuais, este sistema, premiado recentemente pelo Instituto Fraunhofer Portugal, pretende alargar a utilização a qualquer cidadão. O objetivo é que, ao entrar num centro comercial, por exemplo, o cliente possa saber quais "as lojas que estão com promoção nesse dia, em que produtos e qual a percentagem de desconto", sintetiza o investigador da UC, adiantando que vai ser "implementado um projeto-piloto num centro comercial de Coimbra".

In: CM por indicação de Livresco

2 comentários:

anabelacampus disse...

Interessantíssimo.

João Adelino Santos disse...

Anabela, trata-se da ciência e da investigação ao serviço da humanidade!