sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social

Teve ontem lugar em Madrid, a cerimónia oficial de lançamento do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social (AECPES), na qual participaram, entre outras personalidades, José Luís Rodriguez Zapatero e Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia.
A resolução de declarar 2010 como o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, foi tomada conjuntamente pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho, através da Decisão nº1098/2008/CE, de 22 de Outubro, publicada no "Jornal Oficial da União Europeia", Série L, (298) de 7 de Novembro de 2008.
Em Portugal, a Resolução do Conselho de Ministros nº56/2009, de 2 de Julho, criou a Comissão Nacional de Acompanhamento ao AECPES, e designou o seu Coordenador.
Mais informações:
Mais informações sobre iniciativas em http://www.2010combateapobreza.pt/

2 comentários:

Atena disse...

Olá prof. joão passo para o cumprimentar, aproveito e fico a saber que 2010 é então um ano de um combate muito importante! Acedo ao link que "postou", e no que se refere a Portugal, leio atentamente a resolução do Conselho de Ministros nº. 56/2009... a minha primeira reação é sentir que tudo isto são "lirísmos", que é conversa daquela a que já nos habituamos e quase conformamos. No entanto, há que pensar positivo e esperar que esta Comissão de Acompanhamento do AECPES, e seu coordenador designado, executem algo de concreto e útil para o efeito a que realmente se propõem. Para já não deve ser mau para aqueles que fazem parte de mais uma comissão, a ver vamos se se consegue atingir o alvo ou se acertam o combate noutras direcções.
Grande abraço e até breve.
Cristina

João Adelino Santos disse...

Olá Cristina
Faço votos para que, de facto, seja mesmo um ano de luta contra a probreza e contra a axlusão, com acções concretas e direccionadas aos reais e potenciais destinatários.
Abraço
João