segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

UP realiza estudo sobre educação de surdos


A Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto apresenta um projecto de investigação que visa aprofundar o conhecimento sobre a problemática da surdez e da educação de surdos.
O estudo da equipa portuguesa, coordenado pelos investigadores Orquídea Coelho e Henrique Vaz, será desenvolvido junto de surdos "isolados", de surdos "em pleno exercício de cidadania", de escolas e comunidades educativas de surdos e de espaços de convivialidade da comunidade surda.
A investigação visa também contribuir para a discussão e a reflexão sobre as condições que favorecem a fragilização e/ou promoção dos processos de construção de cidadania dos surdos.
De acordo com os investigadores, o foco de análise deste estudo incide em iniciativas cívicas de propriedade democrática (democractic ownership), geralmente remetidas para um lugar de invisibilidade, relacionando-as com três dimensões estruturantes: as atestações de identidade (attestations of identity), a língua e os códigos sociais (languages and codes) e os recursos de urbanidade (urbanity resources).
A equipa portuguesa é composta, actualmente, por 18 elementos. Envolve investigadores surdos e ouvintes, entre os quais docentes e investigadores em Ciências da Educação, bolseiros de investigação, intérpretes de língua gestual portuguesa, formadores surdos, professores ouvintes de alunos surdos, mestrandos e doutorandos da área das Ciências da Educação e das áreas de especialização em surdez/educação de surdos.
O projecto será apresentado no primeiro Sensing Forum, que é parte do projecto PROFACITY cujo objectivo central é investigar cidadanias profanas (profane citizenships) no contexto europeu e a forma como estas podem ser consideradas como alternativas à cidadania jurídica. As cidadanias profanas são experiências de cidadania por parte de pessoas, grupos e/ou comunidades vistas como estando em desvantagem e/ou falta de recursos, que põem em causa o seu direito a ter direitos, no que se refere ao exercício efectivo dos seus direitos democráticos e de cidadania.

Sem comentários: