quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Professores pressionados por 'e-mail'

Os professores estão a receber nos seus e-mails uma mensagem da Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação (DGRHE), em que os docentes são convidados a apresentar os seus objectivos individuais através de uma ferramenta informática criada para tal. A medida é vista por muitos como uma pressão por parte do ministério para avançar com a avaliação de desempenho e já mereceu a condenação dos sindicatos, que apelam ao não preenchimento do formulário.
A DGRHE já tinha disponibilizado a aplicação informática no seu sítio da Internet, mas agora decidiu enviar o respectivo endereço para os professores, "com o objectivo de apoiar as escolas na implementação do processo de Avaliação do Desempenho". No e-mail, os docentes são convidados a apresentar os seus objectivos pessoais, que, uma vez submetidos e tendo em conta o calendário definido em cada escola, têm de ser validados pelo respectivo avaliador.
"Isto não só significa uma pressão explícita sobre os professores, como ainda acrescenta burocracia a todo o processo, já que a definição de objectivos deixa de ser discutida de forma directa entre avaliado e avaliador", critica uma professora que já recebeu a mensagem do Ministério da Educação. Os docentes argumentam que nenhum professor ou educador é obrigado a registar, por este processo, os seus objectivos individuais. "Tal, a fazer-se, só deve acontecer, nos termos da legislação em vigor, em entrevista com o seu avaliador, devendo ficar arquivado na escola, no processo respectivo. Não pode ser imposto qualquer prazo, pois não há qualquer prazo para que os objectivos individuais sejam entregues".

Sem comentários: