terça-feira, 11 de novembro de 2008

Avaliação de desempenho só vai contar para a colocação dos professores dentro de 4 anos

A avaliação de desempenho só terá efeitos na colocação de professores daqui a quatro anos e não no próximo concurso, como o Ministério da Educação (ME) tinha anunciado, revelou hoje o secretário de Estado Jorge Pedreira.
Segundo o secretário de Estado Adjunto da Educação, a tutela vai apresentar ainda hoje aos sindicatos uma nova proposta sobre as regras dos concursos de professores, na qual a avaliação de desempenho deixa de constar entre os factores determinantes da graduação dos docentes.
"Ainda hoje faremos a entrega de uma nova proposta que representa uma aproximação à posição dos sindicatos. Vão ser incluídas disposições transitórias, em que a bonificação pela avaliação de desempenho apenas terá efeitos no concurso de 2013", afirmou Jorge Pedreira, em declarações aos jornalistas. (...)
Comentário:
O Secretário de Estado Adjunto da Educação descobriu a pólvora e, com ela, tenta mostrar alguma abertura e cedência sem, na realidade, alterar nada! Vamos aos factos!
O porcesso de avaliação de professores, na melhor das possibilidades, estará concluído, para alguns, no mês de Setembro. O concurso de professores deverá iniciar-se, como habitualmente, no mês de Janeiro. Logo, como poderá a avaliação influenciar o concurso?!
Como sabemos, e o referido secretário também, o concurso de professores seguinte decorrerá passados quatro anos, ou seja, em 2013! Temporalmente, a avaliação só poderá produzir efeitos nesse concurso!
Haverá, no entanto, a situação dos contratados que, provavelmente, terão de concorrer anualmente. Mas, mesmo para estes, a avaliação só poderá influenciar o processo de selecção de 2010.
Com alguns títulos bambásticos, o ME tenta aligeirar as consequências das manifestações e dos sucessivos entraves com que se tem deparado.

Sem comentários: