terça-feira, 11 de novembro de 2008

Manuel Alegre lança críticas à política de educação do Governo

O deputado socialista Manuel Alegre lança hoje o segundo número da "Ops!", Revista de Opinião Socialista, ocasião em que deverá renovar algumas das suas críticas à política de educação do Governo.
Domingo, em declarações ao PÚBLICO, o ex-candidato presidencial comentou a manifestação de professores realizada na véspera e considerou que a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, revelou "pouca cultura democrática" ao referir-se à manifestação como "um acto de intimidação". O vice-presidente da Assembleia da República mostrou-se "chocado" com a intervenção televisiva da ministra da Educação durante o protesto dos professores, criticando a sua inflexibilidade: "Temo que isso mine a confiança dos professores na própria profissão", afirmou Manuel Alegre, que sexta-feira passada, juntamente com mais quatro deputados socialistas, votou contra a proposta do Governo de revisão do Código de Trabalho. (...)
Como alternativa à actual conduta do Governo no sector da educação, Manuel Alegre tem aconselhado a "ouvir a voz da rua", acrescentando que "se tantos [professores] estão na rua, terão as suas razões".
Comentário:
Tenho constatado que a questão da avaliação ainda não foi compreendida nem aceite pela generalidade dos cidadãos. Tem sido uma das questões fundamentais nesta polémica! Os pais, através das respectivas associações, têm vindo a aderir, tomando consciência das consequências que poderão advir para os seus educandos. Os partidos políticos da oposição têm, também, assumido uma posição contra a implementação do actual modelo de avaliação de professores. Finalmente, algumas figuras do partido do governo também estão assumir posições contra a inflexibilidade da ME, reconhecendo a legitimidade das manifestações dos docentes.
Falta, de facto, chegar junto da generalidade dos cidadãos, explicando o porquê destas manifestaçõe, justificando a oposição ao actual modelo de avaliação e desmistificando que os docentes querem ser avaliados mas, para isso, têm de ter condições para, em primeiro lugar, serem professores!

Sem comentários: