quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Ministério da Justiça pede mais “autoridade e disciplina nas escolas”

O Ministério da Justiça alertou para a necessidade de mais "autoridade e disciplina nas escolas", durante a abertura do "Congresso sobre Estilos de Vida e Comportamentos Aditivos", que hoje debate os problemas da violência infantil, adolescente e adulta.

"Nas escolas (...) a autoridade e a disciplina têm de estar presentes, (...) a não-violência de uns não pode facultar terreno para a violência de outros", afirmou o chefe de gabinete do secretário de Estado adjunto e da Justiça, Pedro Duarte Silva, que participou na abertura do congresso em representação do governante. O responsável explicou que "a educação tem aqui um papel fundamental, seja na família, na escola ou na sociedade", como base de prevenção da violência.

Pedro Duarte Silva considerou que "o papel do Estado não pode ser apenas punitivo". A punição deverá ser "utilizada apenas como recurso e só a educação combate verdadeiramente, e na fonte, a violência", justificou. O representante do Ministério da Justiça referiu ainda que o fenómeno da violência tem vindo a crescer nos meios urbanos e suburbanos e que o "Estado não pode limitar-se a travar e combater a violência que se vê". É necessário o combate à "violência que existe e nem sempre se vê claramente", defendeu.

As afirmações de Pedro Duarte Silva surgiram num congresso organizado pelo Projecto de Saúde em Lisboa, que decorre na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, durante o dia de hoje, onde serão abordados os sistemas de protecção social às crianças jovens e adultos, a Justiça, as estratégias de aproximação às vítimas e as políticas sociais. Pedro Duarte Silva representou na abertura do congresso o secretário de Estado adjunto e da Justiça, José Conde Rodrigues.

Sem comentários: