sábado, 13 de setembro de 2008

Trabalho das escolas deve ser mostrado nos resultados dos alunos, afirma ministra

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, defendeu hoje a importância de mostrar o trabalho das escolas através dos resultados dos alunos, afirmando pretender "motivar" os estudantes com o "Dia do Diploma".
"Pensei que tínhamos o dever de mostrar o trabalho das escolas através dos resultados dos seus alunos", disse Maria de Lurdes Rodrigues (...).
Comentário:
Concordo com o princípio de que as escolas devem mostrar o trabalho dos alunos! Mas discordo que esse trabalho seja analisado, avaliado e divulgado (propaganda!) exclusivamente pelos resultados dos alunos!
Nas escolas com uma percentagem significativa de alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente a beneficiarem da medida de currículo específico individual, como avalia Ministra da Educação os resultados para efeitos do "mérito"?! Ou estes alunos continuam a ser considerados "marginais" ao sistema? Claro que estes alunos não atingem o 12º ano, logo, não são concorrentes ao "diploma de mérito"!
O reconhecimento público do mérito na escola, através da atribuição de um prémio, pode constituir um factor de desmotivação, de desinteresse e de desinvestimento para aqueles alunos que, à partida, pensam nunca poder atingi-lo.
Penso que seria, também, importante e interessante analisar os contextos sócio-económicos, culturais, entre outros, dos alunos premiados. Talvez se retirassem conclusões interessantes acerca desta iniciativa do governo! Não estarão a premiar o sucesso dos que já têm sucesso, e a contribuir para o insucesso dos que poderiam ter sucesso?!

Sem comentários: