segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Ministra da Educação fala de situação de Terceiro Mundo

A ministra da Educação considerou este domingo que a dependência dos alunos portugueses das explicações é uma situação típica do "Terceiro Mundo" e uma situação já "muito antiga" em Portugal.
Reagindo ao estudo feito por três investigadores da Universidade de Aveiro sobre o mercado das explicações em Portugal, Maria de Lurdes Rodrigues lembrou aquilo que costumava dizer que havia escola pública de manhã e privada à tarde. "De manhã, os alunos estão na escola, de tarde, vão para a explicação. Isso não é uma situação aceitável e portanto é necessário criar condições para que os alunos possam fazer a sua aprendizagem, para que possam ter acesso a uma efectiva aprendizagem de qualidade no espaço da escola", defendeu.
Em declarações à TSF, a ministra assinalou ainda que o "país não se pode conformar com a dependência que as famílias têm do mercado de explicações para o êxito escolar, para o sucesso escolar dos alunos e dos jovens. Por isso, fizemos a escola a tempo inteiro com estudo acompanhado, aulas de recuperação e de substituição", disse.
Comentário:
Se a situação é de Terceiro Mundo, talvez a ME devesse repensar a sua posição dentro do Ministério e do Governo!
Será que o estudo acompanhado, as aulas de recuperação e de substituição estão a ser eficazes, atendendo à sua forma de funcionamento? Será a escola a tempo inteiro, no formato "dar aos alunos mais do mesmo", uma boa solução?

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