segunda-feira, 15 de setembro de 2008

1700 portugueses diagnosticados com linfomas todos os anos

A maioria dos portugueses não sabe o que é um linfoma (89%), não conhece ninguém que tenha sido afectado pela doença (63%), nem consegue referir um tipo de tratamento (46%).
Apesar disso, cerca de 1700 pessoas são diagnosticadas com linfomas anualmente em Portugal. A conclusão resulta da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL), que hoje assinala o Dia Mundial do Linfoma.
Herlander Marques, vice-presidente da APLL afirma que "existe um preocupante desconhecimento sobre linfomas, principalmente porque as pessoas não sabem que se trata de um cancro. Se tivessem essa noção, procurariam mais informação e tomariam mais precauções".
A própria população já diagnosticada com linfomas demonstra desconhecimento face à doença: apenas 23.5% considera estar bem informada e só 31% diz ter um conhecimento muito satisfatório sobre os tratamentos existentes. Contudo, a grande maioria deste universo já ouviu falar de linfomas de Hodgkin (70.4% e de linfomas não Hodgkin (43.6 %), os principais tipos de linfoma.
O linfoma é um tumor maligno e é considerado a quinta causa de morte relacionada com cancro nos homens e a sexta causa de morte relacionada com cancro nas mulheres. "O diagnóstico da doença por vezes torna-se difícil, porque os sintomas podem ser confundidos com outras patologias. Os mais frequentes são cansaço, febre e gânglios aumentados desvalorizados por alguns doentes. Quando não são tratados adequadamente, alguns linfomas podem ser fatais em seis meses", alerta o vice-presidente da APLL.

Sem comentários: