segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Primeira escola para crianças sobredotadas abriu as portas em Portimão

A primeira escola em Portugal para crianças sobredotadas abriu as portas há uma semana em Portimão, mas é só a partir de hoje que vai funcionar em pleno.
Como explicam os profissionais deste projecto, o objectivo é potenciar as características destas crianças. Na turma são apenas 18 alunos com comportamentos semelhantes aos outros meninos.
Ricardo Monteiro, o dinamizador do projecto até não gosta, de usar o termo sobredotado.
«Estigmatiza e dá-nos logo a dimensão que estamos a falar de génios, meninos prodígio, com óculos grossos, estranhos, que não sociabilizam. Não é assim. O que queremos é encontrar onde estão os talentos e os potenciais das crianças e depois de forma direccionada estimulá-los», explica.
Cada disciplina tem um professor: Matemática, Português e Estudo do Meio. As crianças têm computadores portáteis e quadros interactivos. Jogam xadrez, ouvem música clássica nas aulas e aprendem até a filosofar.
«Eles devem entender que a inteligência deve ser utilizada para servir e não para dominar. Nesse contexto não tenho grandes preocupações que estas crianças se tornem arrogantes», adianta.
Uma criança com um Quociente de Inteligência (QI) superior a 130 é considerada sobredotada.

Sem comentários: