quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Primeiro-ministro garante que Educação é a prioridade das políticas de investimento público


O primeiro-ministro, José Sócrates, assegurou que a Educação é a área "prioritária das políticas de investimento público".

Assegurando que a Educação é "a área prioritária das políticas de investimento público", o primeiro-ministro destacou ainda o investimento no plano tecnológico para as escolas, como a aquisição de mais computadores e quadros interactivos, uma rede de videovigilância e um cartão do aluno que dispensa a utilização de dinheiro.

Durante a visita, destinada a assinalar o início do ano lectivo 2008/2009, José Sócrates, que esteve acompanhado pela ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, assegurou que todas as escolas secundárias do país que precisam de obras vão ser requalificadas, no âmbito de um programa de modernização, até 2015.

A visita aos liceus Pedro Nunes, D. Filipa de Lencastre e Passos Manuel marcou o arranque dos trabalhos nas 26 escolas secundárias que integram a primeira fase do projecto, que vai durar 16 meses. No próximo ano, na terceira fase do programa, o Governo conta fazer obras de requalificação em mais 74 escolas. Até 2015, espera o Governo, estarão concluídas as obras de modernização nas 332 escolas do país. No próximo dia 15, deverão abrir as quatro escolas da "fase-piloto" do programa, já renovadas, duas em Lisboa e duas no Porto.

Como as obras vão decorrer em tempo de aulas, foram instalados 240 contentores climatizados nas várias escolas do país, para receber os alunos. Admitindo que o facto de as obras decorrerem durante o período escolar vai tornar "mais pesada" a tarefa de ensinar, a ministra da Educação disse estar convicta de que a comunidade escolar ultrapassará esse obstáculo. "Mais cursos profissionais, com mais alunos e melhores resultados devem-nos animar", afirmou a ministra, assinalando o início de mais um ano lectivo.

Sem comentários: