24 Março 2012 (sábado) - Lisboa (Parque das Nações)
A Perturbação Específica da Linguagem (PEL) consiste numa alteração da comunicação de etiologia neurológica, que não pode ser explicada por perda auditiva, alterações cognitivas ou de aprendizagem, alterações do meio ou emocionais, alterações da estrutura oral e seu funcionamento, ou lesões major do Sistema Nervoso Central. Na grande maioria dos casos, existe um desfasamento entre os vários sub-sistemas da linguagem e outros aspectos do desenvolvimento cognitivo, bem como uma história familiar de dificuldade no desenvolvimento da linguagem ou de aprendizagem de leitura e escrita.
Na última década, surgiram muitos trabalhos de investigação sobre este tema, principalmente com o objectivo de investigar o processamento linguístico e estudar aspectos clínicos e educacionais.
Para os técnicos que lidam com crianças com graves alterações de linguagem é necessário fazer uma anamnese cuidada, estabelecer o perfil linguístico usando avaliações formais e informais e reavaliar sempre que necessário, a fim de medir a eficácia da intervenção.
Objectivos
- Descrever as características da Perturbação Específica da Linguagem (PEL);
- Elaborar perfil linguístico que permita o seu diagnóstico;
- Conhecer programas de intervenção.
Conteúdos Programáticos
* Etiologia, factores de inclusão e exclusão;
* Elaboração do perfil linguístico, diagnóstico e prognóstico;
* Avaliação da criança com Perturbação Específica da Linguagem (PEL);
* Programas de intervenção ao nível da fonologia, semântica, morfossintaxe e pragmática;
* Intervenção em equipas multidisciplinares.
Formadora
Dra. Dulce Tavares - Terapeuta da Fala
- Mestre em Psicologia da Educação e Desenvolvimento: Multideficiência
- Terapeuta da Fala desde 1977;
- De 1983 a 2000 trabalhou no Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão, no Servico de Reabilitação Pediátrica e Desenvolvimento, com crianças com patologia neurológica adquirida e de desenvolvimento, assim como com outras alterações de comunicação;
- Desde 2000 é docente da Escola Superior de Saúde do Alcoitão, onde é responsável pela disciplina de Patologia da Comunicação e Intervenção Terapêutica na Criança;
- Coordenadora do Curso de Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde do Alcoitão;
- Co-autora do TALC - Teste de Avaliação da Linguagem na Criança.
Destinatários
- Profissionais com intervenção na área da Educação ou da Saúde da Criança e/ou do Adolescente,
- Estudantes de cursos das áreas da Educação ou da Saúde;
- Pais e Encarregados de Educação.
Local: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Parque das Nações)
Nº de Vagas - 35 (Admissão por Ordem de Chegada das Fichas de Inscrição)
Horário: 9.30 às 17:30 horas
Preço de Inscrição
Até 16/03/2012 - € 75 ; Após 16/03/2012 - € 100
Possibilidade de efectuar o pagamento através de 2 cheques pré-datados (29 Fev. e 30 Mar. 2012).
Nota: O(s) cheque(s) deve(m) ser passado(s) à ordem de Oficina Didáctica e enviado juntamente com a ficha de inscrição.
Em Alternativa, pode efectuar o pagamento por transferência bancária - o nosso NIB é 0010 0000 3333 5050 0012 2. Neste caso, solicitamos que nos envie o comprovativo da transferência, para que tenhamos conhecimento da proveniência do dinheiro (pode ser por email).
Caso a inscrição não seja aceite, os valores pagos serão devolvidos.
Secretariado
Oficina Didáctica
Rua D. João V, nº 6-B (ao Rato)
1250-090 Lisboa
Tel.: 213 872 458 - Email: info@oficinadidactica.pt
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