quarta-feira, 21 de março de 2012

Alunos com necessidades educativas vão passar a fazer os mesmos exames que os outros estudantes

Os alunos com necessidades educativas especiais (NEE) vão passar, já a partir deste ano, a fazer os mesmos exames que os estudantes que não têm esse diagnóstico. 


O fim das provas adaptadas para os alunos com NEE aplica-se já este ano ao 6.º ano de escolaridade. Esta mudança está a ser lembrada numa conferência, esta manhã, numa conferência sobre educação especial que está a decorrer no Parlamento.

"Como é que estes alunos farão? Vão confrontar-se com o insucesso", alertou uma docente do Educação Especial, da Sobreda, Almada *.

O fim dos exames de escola, dirigidos para estes alunos, foi decretado recentemente pelo ministério.
* Informação retificada por informação da própria.
Comentário:
É bom que esta questão seja debatida! Trata-se de uma limitação que condiciona o acesso ao sucesso de muitos dos alunos com NEE.
Aguardo com alguma ansiedade as conclusões do debate.

6 comentários:

Anónimo disse...

ÓLÁ cOLEGA. ESTIVE REALMENTE HOJE NA A.R. E FUI EU QUE LEVANTEI ESTA PREOCUPAÇÃO DE NÓS TODOS. aCREDITO QUE EM BREVE O CRATO CAIA EM SI E PERCEBA O GRANDE DISPARATE E A IRONIA PARA NÃO DIZER IRREALIDADE DESTA NOTICIA. APESAR DE SER UM PORMENOR, CORRIJA POIS SOU PROFESSORA MAS NA SOBREDA (ALMADA) E NÃO NO SEIXAL. MUITO OBRIGADA. fernanda ló

xana disse...

Eu também lá estive. Foi muito interessante, sobretudo a intervenção da dra Margarida César. Foi notória a preocupação de todos, e quando digo todos, refiro-me aos pais presentes, às associações e aos docentes, sobre os exames de LPO e Mat. Como podem alunos, que ao longo do seu percurso escolar, tiveram adequações no seu percurso educativo e agora vão ser sujeitos a exames nacionais?
Espero sinceramente que o ministério reflita e recue!!!
Xana

João Adelino Santos disse...

Fernanda
Obrigado pela partilha. Infelizmente, quem vive longe da capital, no interior, tem dificuldades acrescidas para estar presente nesse tipo de eventos. Ainda bem que esteve presente e manifestou as preocupações comuns a todos nós.
Quanto aos dados da texto publicado, foi colagem da notícia do "Público", no entanto, vou fazer a retificação.

João Adelino Santos disse...

Xana
Obrigado também pela partilha da informação e da manifestação das preocupações comuns a todos nós!

Anónimo disse...

Olá

Sou professora de educação especial, neste momento estou muito preocupada com os alunos com NEE com limitações cognitivas, que têm adequações no processo de avaliação e adequações curriculares individuais ao logo do seu percurso educativo e terão que fazer exame a nível nacional no 6º e 9º ano. Estes alunos dificilmente conseguem fazer o exame a nível nacional com sucesso. Que “resposta educativas” poderão estes alunos ter?

João Adelino Santos disse...

Olá
Relativamente à questão colocada, não sei responder com objetividade.
Existe a possibilidade de os alunos com dificuldades serem integrados em turmas de PCA e CEF, mas isso não resolve totalmente a situação, co a agravante de em agrupamentos de reduzida dimensão ser impossível criar essas alternativas educativas.
Se o MEC tomar uma posição irredutível sobre a não aplicação das condições de realização dos exames nacionais aos alunos com NEE, muitos serão encaminhados para CEI, hipotecando significativamente o seu futuro!