sábado, 3 de março de 2012

Disponibilização das Orientações Gerais para Alunos com Necessidades Educativas Especiais - Provas Finais de Ciclo do Ensino Básico 2012

Na página do Júri Nacional de Exames consta a informação da existência das Orientações Gerais para Alunos com Necessidades Educativas Especiais - Provas Finais de Ciclo do Ensino Básico 2012. No entanto, à semelhança das situações anteriores, o documento só está disponível no acesso restrito da área das escolas.


Lanço o repto a quem tiver acesso ao documento para o disponibilizar e partilhar!

4 comentários:

silviamecias disse...

basta fazer uma pesquisa no google " orientações gerais 2012 alunos com necessidades educativas" e está lá

Anónimo disse...

Gostaria que me esclarece-se sobre o último ponto da página 3 ("os alunos com CEI não podem ingressar em cursos de nível secundário para prosseguimento de estudos")?

Anónimo disse...

errata: esclarecesse

João Adelino Santos disse...

"Anónimo"
Os alunos do ensino básico com CEI, como a própria designação indica, têm um currículo específico, normalmente com a supressão de algumas disciplinas/áreas e a introdução de áreas que não fazem parte do currículo comum, de acordo com os objetivos do PEI, tendo em conta o perfil de funcionaldiade.
Os normativos (regime de avaliação do ensino básico e regulamento de exames nacionais do ensino básico) referem que, atendendo a essa especificidade, não podem ingressar em cursos de nível secundário. Na prática, funciona como no ensino básico, os alunos estão incluídos numa turma mas, para todos os efeitos, não frequentam o currículo regular. No final de ciclo/nível, é emitido um certificado de frequência (para os alunos com PIT, são discriminadas as competências desenvolvidas), mas não um diploma! Em teoria, o certificado tem validade para efeitos de empregabilidade. No entanto, na prática, julgo que podem surgir situações de discriminação...