Na apresentação da Revisão da Estrutura Curricular, entre outras medidas anunciadas, "Nuno Crato promete abrir caminho para que as escolas possam organizar grupos de alunos de acordo com o rendimento escolar e necessidades específicas. A medida terá sempre um carácter “temporário” e servirá para os alunos com dificuldades ou facilidade de aprendizagem não dificultarem o ritmo das aulas" (jornal I online).
Num breve comentário, esta medida rege-se pelo primado do domínio cognitivo, marca característica da política educativa do atual Ministro da Educação e Ciência, mas parece consistir por uma prática contrária ao processo da educação inclusiva
2 comentários:
Boa noite. Ainda estou chocado e confuso com esta notícia. Uma decisão destas é tomada assim, arbitrariamente, sem estudos que a fundamentem? Então todo o percurso que a educação tem ralizado em Portugal é abandonado de um momento para o outro?
Pergunto, o que é o "ritmo das aulas"? Então não é na interação entre os mais dotados e os que têm mais dificuldades que se faz o crescimento e a aprendizagem? A escola não é uma fábrica em que se separam as peças boas das que têm defeitos. Assim sem mais informação, parece-me um grande retrocesso.
Está-se mesmo a ver que a maioria dos alunos com NEE irá ficar eternamente (e não temporariamente) nas turmas fracas... Elitismo...
Enviar um comentário