terça-feira, 10 de março de 2009

Directora recusa culpa no ensino especial

A directora-regional de Educação do Norte (DREN), Margarida Moreira, admitiu ontem ao DN que há falta de professores do ensino especial em algumas escolas da sua área, nomeadamente para o apoio a alunos surdos. No entanto, rejeitou as acusações de "irresponsabilidade" que lhe foram movidas pela concelhia do Porto das associações de pais (FECAP), garantindo que "nunca se fez tanto" pelo alunos deficientes da região como nos últimos anos.
O líder da FECAP, Manuel Valente, chegou ontem a pedir a "demissão" da directora-regional de Educação, que acusou de "irresponsabilidade" e "incompetência" na gestão da rede de escolas públicas do Norte, no que respeita ao ensino especial.
Segundo esta federação, existem no Porto "30 alunos" com deficiência auditiva sem professores. E Manuel Valente deu ainda o exemplo da Escola do Bom Sucesso onde, acusou, "existem também sete alunos autistas para uma tarefeira".
A FECAP acusou o Ministério da Educação de ter desencadeado "um processo de coacção aos pais para que colocassem os seus filhos nas escolas de referência [unidades da rede pública especializadas por deficiência]", deixando "sem apoios" os que optaram por manter os menores em "escolas regulares".
Margarida Moreira (...) rejeitou as acusações e as conclusões que por este foram apresentadas, defendendo que os meios humanos da educação especial foram "melhorados em 40%" este ano, incluindo "em especialidades que nunca tinham existido".
Relativamente à situação com alunos autistas da Bom Sucesso, a directora-regional considerou a acusação "falsa", garantindo que esta gerou mesmo "indignação" na escola.
Já sobre às carências de especialistas do ensino gestual , admitiu faltarem técnicos em várias áreas: "Há situações que nem no mercado nacional conseguimos resolver, porque faltam pessoas com a formação certa", explicou, lembrando que "está aberto" um concurso para suprir essas falhas. Porém, disse também que o facto de alguns pais não optarem pelas escolas especializadas "torna mais difícil" dar resposta a todas as crianças.
Comentário:
Infelizmente, esta é a realidade da educação especial! Faltam meios e recursos para que se possa implementar a rede de apoios especializados tal como é preconizada no ordenamento jurídico educativo! É bom que os pais e encarregados de educação lutem pelos direitos dos seus educandos!

Sem comentários: