quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

O que é a dislexia dos números?

O meu filho está a ficar para trás em matemática e parece não entender conceitos matemáticos básicos. Um pai que eu conheço disse-me que poderia ser "dislexia numérica". O que é exatamente dislexia de números?

Não é o único que se sente confuso com o termo dislexia dos números. Muitas famílias fazem-me a mesma pergunta. Dislexia de números é um termo que às vezes é usado para descrever dificuldades em matemática. Também pode ouvir os termos dislexia matemática, dislexia numérica e dislexia de inversão numérica. No entanto, nesse caso, provavelmente não é correto usar a palavra dislexia.

O termo dislexia significa ter dificuldades com aspetos da linguagem que afetam a leitura e a ortografia. Às vezes, é usado incorretamente como um termo genérico para descrever outros problemas, como dificuldades com a matemática.

É verdade que a dislexia pode causar dificuldades matemáticas específicas. Por exemplo, crianças com dislexia podem ter dificuldade em resolver problemas de lógica matemática e ler nomes e números.

No entanto, a dislexia geralmente não é a causa de crianças que apresentam um padrão de dificuldade com números e matemática. Isso pode ser causado por outra diferença de aprendizagem que muitos desconhecem: discalculia, e é provavelmente que as pessoas se referem  a isso quando dizem dislexia numérica ou dislexia matemática.

A discalculia implica ter dificuldade com algo chamado sentido numérico. As crianças podem ter problemas com conceitos matemáticos como maior que e menor que. Elas podem não entender que o número 5 é igual à palavra cinco e que ambos representam cinco objetos ou cinco grupos de objetos. Elas também podem ter dificuldade em lembrar os dados matemáticos.

No entanto, pode haver muitas coincidências entre dislexia e discalculia. Muitas crianças têm as duas condições ao mesmo tempo, e termos como dislexia de números geram confusão.

Observe os sinais de discalculia e sinais de dislexia e faça anotações sobre o que observa. Também pode conversar com o professor sobre o desempenho do seu filho na sala de aula. Quanto mais informações tiver, mais bem preparado estará para obter o apoio que seu filho precisa.

Descubra o que fazer se você acha que seu filho tem discalculia. E leia sugestões sobre como ajudar seu filho com matemática em casa.


Fonte: Understood

Sem comentários: