Jorge Carvalho, secretário regional da Educação, disse que existem cerca de 400 técnicos a acompanhar 3.600 alunos com necessidades especiais nas escolas da Região.
O governante, que falava na abertura da Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais, que se realizou ontem, na Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, afirmou que o objectivo desta iniciativa “é sensibilizar a comunidade para as questões relacionadas com a deficiência e as necessidades especiais”. “E, por outro lado, divulgar também aquilo que são os trabalhos executados nas nossas escolas por estes alunos e respectivos técnicos”, reforçou.
Já Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional, disse que é necessário haver uma mobilização, de forma a integrar as pessoas com necessidades especiais na sociedade, sendo que este trabalho deve ser feito de uma forma “equitativa”.
“Temos que olhar para estas pessoas como pessoas válidas e aptas, com capacidade de participação social e isso deve ser feito de uma forma natural e não forçada, sendo que uma das melhores formas de o fazer é através do ensino”, afirmou, acrescentando que “não há nenhuns estigmas” devido ao trabalho que tem sido feito ao nível da sensibilização.
O governante terminou o seu discurso anunciando que o Governo Regional vai continuar a “suportar financeiramente esta política” que tem dado resultados tão importantes, sendo este é “o dinheiro mais bem gasto” a nível regional.
No decurso desta semana, que se realiza até ao dia 7 de Dezembro, será efectuado um périplo por 13 escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico de todos os concelhos da Madeira, o Serviço Técnico de Educação Especial e o Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira - Engenheiro Luíz Peter Clode, num total de 15 instituições.
No que concerne às actividades das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estas foram elaboradas pelos estabelecimentos de ensino, com a colaboração dos centros de Recursos Educativos Especializados e da Direcção de Serviços do Desporto Escolar. Nestas actividades irão estar envolvidos 1.456 alunos.
Refira-se que a Semana Regional da Pessoas com Necessidades Espciais realiza-se sob a temática ‘Diferença + Equidade = Inclusão’, sendo este o lema vencedor de um concurso lançado à comunidade, extensível a todo o território nacional, no qual participaram 106 candidatos.
O evento tem como principal objectivo contribuir para o reforço dos níveis de inclusão social, da participação e da igualdade de oportunidades, bem como a promoção do debate e da consciencialização para a temática das necessidades especiais com vista a alcançar níveis efectivos de inclusão.
Fonte: DNoticias por indicação de Livresco
Sem comentários:
Enviar um comentário