O projeto “Ser”, que quer ensinar as crianças a controlar as suas emoções, está a ser desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Albufeira (EB1 da Correeira, EB1 de Vale Pedras e EB1 dos Caliços).
Este é um projeto piloto que tem, então, como «objetivo ensinar as crianças a controlar as suas emoções, através do desenvolvimento da inteligência emocional», diz a Câmara de Albufeira.
O programa, que se insere no âmbito da Área Curricular não Disciplinar “Educação para a Cidadania” que faz parte do currículo do 1º ciclo, teve início no passado mês de Outubro e prolonga-se até ao final do ano letivo, dentro do horário escolar.
Com esta medida, a Câmara de Albufeira «pretende contribuir para o melhoramento do sucesso escolar, para a diminuição da indisciplina, da agressividade e da desmotivação e, numa fase posterior, para a diminuição dos comportamentos de risco nas crianças e jovens do concelho».
«O programa recorre a metodologias como as dinâmicas de grupo e exercícios e jogos criativos, que permitem aos participantes tomarem consciência de si e do seu corpo, com recurso a técnicas de “respiração consciente”, relaxamento ou foco de atenção e concentração, automassagem, entre outras ferramentas utilizadas para o efeito», explica a autarquia.
No final de cada sessão, realiza-se um período de reflexão, em que são transmitidos valores essenciais para viver em sociedade, com o objetivo de ganhar «a noção do respeito por si e pelos outros» e solidificar «um comportamento ético e moral adequado».
Nesta primeira fase, o projeto abrange um total de 750 alunos, prevendo-se que futuramente venha a ser implementado em todas as escolas do concelho, refere José Carlos Rolo, vice-presidente da autarquia e vereador
responsável pelo pelouro da Educação.
«O programa, que faz parte de um conjunto mais alargado de medidas destinadas a promover o sucesso educativo, utiliza um conjunto de ferramentas que contribuem para uma melhor aprendizagem e convívio em ambiente escolar, ensina a libertar tensões e a gerar emoções positivas, treinar o foco e a atenção, saber respeitar-se a si e ao outro, desenvolver a autoestima e a autoconfiança, reduzir a ansiedade e a agressividade, promovendo a saúde e o bem-estar dos alunos a nível cognitivo, social e psicológico», acrescenta.
«As sessões contribuem para o desenvolvimento das competências sociais, assertividade, motivação e criatividade, ajudam a aumentar a força mental, melhoram as capacidades de comunicação e são um espaço privilegiado de partilha e reflexão», conclui.
Fonte: Sul Informação por indicação de Livresco
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