De acordo com os dados disponibilizados pelo relatório "Estado da Educação 2016", relativo aos docentes de educação especial, do total de 368 docentes afetos à intervenção precoce na infância em 2015/2016 no Continente, 297 tinham especialização em educação especial, 206 eram educadores de infância e 91 professores dos ensinos básico e secundário. A A.M. de Lisboa detinha o maior número, seguida das regiões Norte e Alentejo com o mesmo número de docentes (80), o Centro (75) e o Algarve (40) (Tabela 4.1.5.).
A maioria parte dos docentes da educação especial no ensino público pertence ao quadro e, destes, 58% encontra-se integrado no grupo de recrutamento 910 (Tabela 4.1.6.).
Os docentes sem especialização constituem uma percentagem residual, somam 42 num total de 6797 professores e concentram-se, sobretudo, na região Norte. É também nesta região que se regista a maior percentagem do total de docentes desta modalidade de educação escolar (33%) seguida da A.M. Lisboa (27%) e da região Centro (27%).
No que concerne às instituições de educação especial, a A.M. Lisboa conta com 24 seguida das regiões Centro (16), Norte (9) e Alentejo (5). Destaca-se que, nestas instituições, 53.8% dos docentes não possui especialização em educação especial (Tabela 4.1.7.).
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