sábado, 23 de setembro de 2017

Aplicação para incentivar a leitura infantil vence concurso de Apps

Na Fundação Calouste Gulbenkian e na presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e outras individualidades, as 21 equipas finalistas demonstraram o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, apresentando as suas ideias (Apps) que solucionam problemas reais. No final foram avaliadas por um júri composto por elementos que representam os parceiros do programa.

O primeiro prémio foi atribuído à aplicação “Pensa antes de publicar”, uma app criada pelos alunos da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, que visa fomentar a leitura de livros pelas crianças, ao utilizar a realidade virtual para animar as imagens de livros e fazer jogos sobre os mesmos conteúdos.

O segundo e terceiro lugar do pódio foram para a “Articulândia” e para a “BookTrade”, respetivamente. A primeira permite sessões de terapia da fala, a qualquer hora e em qualquer lugar, e ao alcance de qualquer um, e a segunda tem por objetivo facilitar a troca de livros entre amigos e pessoas que frequentam bibliotecas, escolas ou universidades.

A aplicação “Pensa antes de publicar” voltou a ser galardoada durante o evento, ao arrecadar o Prémio Tecnológico. Já a “SOSignal”, aplicação que pretende ser a primeira linha de apoio em caso de emergência, ganhou o Prémio do Público, e o Prémio Jovens Empreendedoras no Digital – Siemens – foi entregue às três jovens alunas que mais se destacaram das equipas.

Sem comentários: