sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Incluir e aceitar a diferença através da Ciência

Mover-se numa cadeira de rodas, numa sala cheia de objectos ou abotoar um casaco com luvas de boxe calçadas parecem desafios inalcançáveis. Contudo, na próxima edição do “Ciência em família”, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC) pretende mostrar que com a ajuda da tecnologia tudo isto é possível.


Subordinado ao tema “Descobre a Ciência ao Serviço dos Sentidos”, a sessão do próximo domingo, dia 10 de Outubro, vai contar com actividades para crianças e adultos e com a apresentação de diversas inovações nesta área, focando a aplicação da Ciência e da Tecnologia na produção de equipamentos e instrumentos que promovam a melhoria da qualidade de vida, em particular para as pessoas com deficiência.

A sensibilização para a aceitação da diferença e para a inclusão das pessoas com deficiência é um objectivo reconhecido por parte dos organizadores da iniciativa. “Aceitar implica conhecer e nada melhor do que experimentar e partilhar a vida ou o quotidiano com aqueles que, por razão da deficiência ou de doença incapacitante, têm modos diferenciados de desenvolver as práticas quotidianas que todos temos em comum”, sublinha Ana Cristina Abreu.
A especialista do Gabinete de Apoio Técnico – Pedagógico da UC defende que “as crianças, na sua «sede» de conhecer o mundo, são um público privilegiado para este conhecimento da diferença e para a aceitação dessa mesma diferença como algo de «normal»”.
Esta sessão do “Ciência em Família” conta com a participação de Ana Cristina Abreu, Luís Barata e Lucília Vicente, do Apoio Técnico-Pedagógico a Estudantes Deficientes (ATPED) e Aquilino Rodrigues, da Associação Compensar.

1 comentário:

EC disse...

Boas noticias sem dúvida!