sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Os 12 pilares da sabedoria num teste de meia hora

À partida é mais um teste de QI online, mas sem aquelas surpresas de no final tentarem arrancar -lhe o número de telemóvel para lhe darem os resultados. A Unidade de Ciências do Cérebro da Universidade de Cambridge, em parceria com a revista "News Scientist" e com o Discovery Channel, apresenta esta semana o "teste da inteligência por excelência". Com base nos últimos avanços das neurociências, conseguiram reduzir um teste cognitivo abrangente a 12 exercícios, com uma duração de meia hora. 

O teste é feito online (aqui), e no final tem um questionário para introduzir idade, naturalidade, prática religiosa ou outros dados como quantas horas dormiu na noite anterior ou quantos cafés bebeu. 
Sem estragar o desafio, os 12 exercícios exploram áreas como a memória, a dedução lógica ou a capacidade de planeamento. Os resultados surgem instantes depois e revelam, para cada tarefa, se o desempenho esteve acima da média e em que faixa da população se insere para uma determinada competência - com alguma trivia à mistura, por exemplo que os chimpanzés chegam a ter melhor memória espacial que os estudantes universitários. Adrian Owen, um dos cientistas que participaram na concepção do teste, escreve na "News Scientist" que se pode chamar a esta síntese das neurociências os "12 pilares da sabedoria". Os resultados vão ajudar os investigadores a tornar mais robusto o conceito de inteligência.

Sem comentários: