Portugal tem vindo a realizar um caminho de progressão na qualidade da Educação, com particular atenção para as questões de Inclusão e Equidade. Garantir que todos os alunos, independentemente das suas retaguardas e dos seus contextos, realizam aprendizagens de qualidade e significativas, implica, entre outros aspetos, ter docentes e lideranças nas escolas tão bem preparados quanto possível. Docentes e lideranças que compreendam a importância de refletirem sobre as suas práticas, quer pedagógicas, quer organizacionais.
O conjunto de seminários que irão decorrer durante outubro, novembro e dezembro de 2022 serão momentos especiais que permitirão um trabalho de partilha e de reflexão entre Diretores, Coordenadores das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva e Coordenadores de Diretores de Turma, de diferentes escolas e agrupamentos, em torno da visão e das práticas inclusivas que existem nas escolas.
O recente sistema de monitorização da implementação do regime jurídico da Educação Inclusiva em Portugal será um dos temas a abordar e, certamente, será do maior interesse para as escolas, pois irá apoiá-las na elaboração dos seus relatórios de autoavaliação e na consecução do n.º 2, do artigo 33.º do Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho na sua redação atual: “As escolas devem incluir nos seus relatórios de autoavaliação as conclusões da monitorização da implementação das medidas curriculares, dos recursos e estruturas de suporte à educação inclusiva”. Resumidamente, em cada seminário, iremos ter, no período da manhã, debate e reflexão em torno de quatro situações que abordam as seguintes temáticas:
– Escolas e Comunidades locais promotoras de inclusão
– Trabalho em rede, equipas educativas e mudança organizacional
– Monitorização de dinâmicas de inclusão - observar o desempenho e conduzir a mudança
– Mentorias e Tutorias
O período da tarde irá ter como foco o sistema de monitorização para a implementação do regime jurídico da Educação Inclusiva em Portugal (em resultado do projeto financiado pela DG Reform e desenvolvido pela Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva). Convidam-se, desde já, as equipas das escolas da zona de Évora para no dia 18 de outubro participarem neste seminário e as da zona de Algarve para participarem no de dia 19 de outubro. Estas equipas já receberam os seus convites, formalmente, na passada semana. Em breve, serão enviados os convites para as restantes zonas do país, com indicação dos locais de realização das sessões.
Fonte: DGE por indicação de Livresco
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