O projeto “Rise”, aplicado num agrupamento escolar de Vila Verde, Braga, “conseguiu” diminuir o absentismo e insucesso escolar de alunos ciganos ao “inverter” o paradigma Ensino/Aprendizagem, procurando uma “inclusão emancipada” ao colocar o aluno “no centro das atenções”.
Em declarações (...), a professora da Universidade do Minho e coordenadora do programa, RISE - Roma Inclusive School Experiences, Maria José Casa-Nova, explicou que o projeto assenta em três pilares: articulação entre famílias e escola; interculturalidade e diálogo; formação de professores e articulação curricular.
Com base neste projeto, que teve início em 2018 e termina em Março de 2020, pretende-se que seja feito um “booklet” de boas práticas para serem seguidas noutras escolas frequentadas por crianças ciganas e de outras minorias socioeconómicas, sendo que o “Rise” foi aplicado no pré-escolar, primeiro e segundo ciclo.
“Mais do que resultados quantitativos deste tipo de projetos é preciso retirar resultados qualificativos. Se por um lado é possível quantificar um menor abandono escolar e taxas de insucesso a diminuir, por outro é preciso salientar esses resultados foram conseguidos pela inversão do paradigma Ensino/Aprendizagem para Aprendizagem/Ensino, colocando o aluno como o centro das atenções na sala de aula”, explicou a docente da Universidade do Minho e também membro do Observatório das Comunidades Ciganas, Maria José Casa-Nova.
Para aquela “inversão”, os professores incluídos no projeto usaram “dispositivos pedagógicos” para levar os alunos a aprender as matérias escolares através do uso de mecanismos que fizeram deles “os protagonistas” das aulas.
“Por exemplo, foi pedido que levassem materiais para construir casas e nelas colocar aquilo que eles têm em casa deles. Neste exercício foi possível ver a multiculturalidade entre as crianças envolvidas e evidenciar as diferenças mas de forma positiva, enquanto aprendiam noções de matemática, meio físico e português”, apontou a investigadora.
Quanto ao primeiro dos pilares referidos por Maria José Casa-Nova, a participação das famílias nas actividades e dinamização escolar, a investigadora disse ser possível concluir que “os pais e familiares das crianças ciganas aderiram e entraram em diálogo com os pais das outras crianças, que se mostraram cada vez mais receptivos às suas ideias e forma de participar no contexto escolar”.
“Conseguiu-se criar uma rede de sociabilidade sem que tenha havido má recepção de nenhuma das partes”, salientou.
No segundo pilar, a formação dos professores, a investigadora apontou a “boa receptividade às acções de formação e o bom entendimento por parte dos docentes da inversão da equação Ensino/Aprendizagem”.
O terceiro pilar, a articulação curricular, “foi aquele do qual mais resultados qualitativos foi possível retirar com o uso e construção dos dispositivos pedagógicos”.
Para Maria José Casa-Nova uma das “mais-valias” do projeto é ter tornado possível “incutir nas crianças, desde cedo, a consciência o não-uso de práticas de desigualdade de género, trabalhar com elas para que percebam que homem e mulher podem fazer as mesmas coisas e que estão em igualdade de circunstâncias.
A coordenadora do “Rise”, embora reconhecendo que “estas alterações de mentalidades não acontecem num ano, nem em dois ou três”, salientou que “por algum lado tem que começar e ao começar desde cedo nos mais novos permite que eles levem estas ideias para casa e as comecem também a difundir e aplicar na sua comunidade”.
Por isso, Maria José Casa-Nova fala em “inclusão emancipada": “Grande parte destas crianças, como outras noutros contextos socioeconómicos de descriminação, se não forem à escola buscar ferramentas de educação não as vão ter em lado nenhum. Por isso a escola tem que agir e formar ao mesmo tempo, trabalhando de forma a que cada sujeito possa fazer o seu caminho de emancipação”, explicou.
Os resultados do projeto, aplicado também em Itália e na Eslovénia, financiado pelo programa Direitos, Igualdade e Cidadania da Comissão Europeia, vão ser apresentados esta terça-feira na Universidade do Minho.
Fonte: Público
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