quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Catedral de Leiria é a primeira do País a disponibilizar espaço litúrgico acessível a pessoas com necessidades específicas

A Catedral de Leiria será a primeira do País a contar com um guião multiformato impresso e com a identificação dos diferentes espaços litúrgicos que permitirá a todos os públicos “ler” e conhecer os diferentes espaços. O guião dos espaços litúrgicos e toda a sinalética da Catedral foram desenvolvidos pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Politécnico de Leiria e ficará disponível nas comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de dezembro, com três versões: braille com imagens em relevo, em escrita aumentada, e em sistema pictográfico para a comunicação, o que lhe permite ser lido por pessoas cegas, surdas e com incapacidade intelectual. Todos os espaços litúrgicos terão as respetivas sinaléticas também nestes formatos.

O projeto resulta de uma parceria entre o CRID do Politécnico de Leiria, e a Conferência Episcopal Portuguesa, promovido pelo Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência (SPPD), da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana. Depois da Catedral de Leiria, o projeto será alargado a outros espaços.

A parceria surgiu do desafio que o SPPD lançou ao CRID para colaborar no projeto “Comunicação Inclusiva no espaço litúrgico: identificação dos espaços”, que «surgiu após a intervenção da professora Célia Sousa no âmbito da ação de formação da Equipa Nacional e das Diocesanas do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência, no Encontro inter-diocesano no Seminário de Santarém, em outubro de 2018», explica Isabel Mascarenhas Vale, responsável do SPPD.

O projeto será composto por uma fase de validação experimental, que vai decorrer na Catedral de Leiria, para a qual contou com o apoio de Sua Eminência, o Cardeal D. António Marto, e do Reverendo Senhor Padre Gonçalo Diniz. Depois desta validação, será implementado progressivamente em todo o País. «O CRID existe para trabalhar em prol de uma sociedade mais igualitária e inclusiva, e este é mais um passo para tornar todos espaços acessíveis», considera Célia Sousa, coordenadora do CRID.

O CRID do Politécnico de Leiria é considerado uma referência internacional na área da inclusão, detendo um know-how único e tendo trabalho feito a favor da sociedade, que é possível encontrar em poucos locais no mundo. Premiado nacional e internacionalmente, contribui ativamente para sagrar Leiria como a cidade mais inclusiva do País: criou a primeira biblioteca braille no ensino superior do país, adapta regularmente obras literárias para braille, criou o primeiro guião multiformato a nível mundial (para o Mosteiro da Batalha). Dotou todos os espaços de restauração da Praça Rodrigues Lobo, espaço histórico emblemático de Leiria, com ementas multiformato, e desenvolveu os folhetos inclusivos do Itinerário Jubilar de Fátima em 2017, trabalho reconhecido pelo Papa Francisco através de uma carta de agradecimento, pelo trabalho desenvolvido em prol das Pessoas com Deficiência.

Editou e coeditou livros infantis inclusivos, colmatando uma lacuna grave em Portugal de oferta de livros para crianças com necessidades específicas, como por exemplo “A Rainha das Rosas”, livro multiformato, que permite a leitura de todas as crianças: cegas, surdas, com incapacidade intelectual, e claro, sem deficiência, que recebeu em 2018 o Prémio Acesso Cultura. Lançou em 2007 uma iniciativa pioneira de recolha de brinquedos para adaptação e entrega a crianças com necessidades especiais, a campanha “Mil Brinquedos, Mil Sorrisos”, que já entregou 5.000 brinquedos, a 231 instituições de quatro continentes, e que neste momento está a ser replicada no Brasil.

Fonte: Comunicado recebido por correio eletrónico da Midlandcom – Consultores em Comunicação

Sem comentários: