sábado, 30 de março de 2019

Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores

Partilho o resumo e o acesso a um artigo de Carla Ariela Rios Vilaronga e Enicéia Gonçalves Mendes sobre o ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar, centrado nas práticas colaborativas entre os professores do ensino regular e de educação especial.

Para uma educação que atenda às demandas de todos os alunos, é necessário pensar em estratégias que busquem o sucesso na aprendizagem, entre elas o modelo de ensino colaborativo, quando o professor da sala comum trabalha em colaboração com o docente de educação especial. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho consiste em analisar as experiências práticas de ensino colaborativo dos professores de educação especial do município de São Carlos-SP, que participaram de uma formação na temática em 2011. O estudo é baseado na pesquisa-ação colaborativa. Os dados analisados trazem exemplos de coensino em diferentes estágios e reflexões sobre os fatores que podem contribuir para essa realidade na escola.


(PDF) Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Available from: https://www.researchgate.net/publication/275693947_Ensino_colaborativo_para_o_apoio_a_inclusao_escolar_praticas_colaborativas_entre_os_professores [accessed Mar 30 2019].

Sem comentários: