Partilho o resumo e o acesso a um artigo de Carla Ariela Rios Vilaronga e Enicéia Gonçalves Mendes sobre o ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar, centrado nas práticas colaborativas entre os professores do ensino regular e de educação especial.
Para uma educação que atenda às
demandas de todos os alunos, é necessário pensar em estratégias que busquem o
sucesso na aprendizagem, entre elas o modelo de ensino colaborativo, quando o professor
da sala comum trabalha em colaboração com o docente de educação especial. Nesse
sentido, o objetivo deste trabalho consiste em analisar as experiências
práticas de ensino colaborativo dos professores de educação especial do
município de São Carlos-SP, que participaram de uma formação na temática em
2011. O estudo é baseado na pesquisa-ação colaborativa. Os dados analisados
trazem exemplos de coensino em diferentes estágios e reflexões sobre os fatores
que podem contribuir para essa realidade na escola.
(PDF) Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Available from: https://www.researchgate.net/publication/275693947_Ensino_colaborativo_para_o_apoio_a_inclusao_escolar_praticas_colaborativas_entre_os_professores [accessed Mar 30 2019].
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