São necessários recursos adicionais para identificar e apoiar o ensino de alunos com necessidades educativas especiais (NEE). O ensino dos alunos identificados como NEE é quase exclusivamente assegurado pelas escolas de ensino regular (88 %), sendo estes alunos totalmente integrados em turmas regulares. Uma rede de 93 centros especializados (Centros de Recursos para a Inclusão) complementa o apoio especializado prestado aos alunos NEE nas escolas, juntamente com 25 centros de recursos informáticos para o ensino especial. A qualidade da educação especial é dificultada pela insuficiência de recursos e pelo défice de competências pedagógicas (OCDE, 2018). Existem variações ao nível das regiões e das escolas quanto à percentagem de alunos identificados como NEE. É difícil assegurar um número suficiente de professores de educação especial para fazer face à procura crescente. No ano letivo de 2017/2018, os alunos NEE beneficiarão do apoio de mais 1 500 funcionários não docentes contratados para o efeito (Governo de Portugal, 2017b). (página 5)
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