quarta-feira, 25 de abril de 2018

Professores avançam com iniciativa legislativa de cidadãos para contagem do tempo de serviço

Um grupo de professores juntou-se para apresentar ao parlamento uma iniciativa legislativa destinada à contagem imediata de todo o tempo de serviço dos professores, que reuniu, até ao momento, 4.000 das 20.000 assinaturas necessárias.

A iniciativa foi lançada no dia 17 de abril, no âmbito das reivindicações relacionadas com o descongelamento das carreiras da administração pública, disse hoje [ontem] à agência Lusa Luís Braga, professor e um dos promotores, frisando tratar-se de uma acção apartidária.

Qualquer cidadão pode assinar. O registo é feito diretamente na página eletrónica do parlamento.

Os professores reclamam a contagem de nove anos e quatro meses de serviço e rejeitam que o processo se faça faseadamente ao longo dos próximos anos, conforme foi proposto nas negociações entre o Governo e os sindicatos do setor.

"Está a crescer a um ritmo de uma assinatura a cada minuto ou dois minutos. Vai ser num instantinho", afirmou Luís Braga, queixando-se das interrupções de serviço verificadas na plataforma da Assembleia da República.

"Os nove anos e quatro meses têm de ser contados depressa porque já foram trabalhados. Quando existem propostas para se contarem até 2023, isso significa que vamos perder mais cinco anos", sublinhou.

A iniciativa legislativa de cidadãos está prevista na lei e permite a grupos de cidadãos eleitores apresentarem projectos de lei e participarem no procedimento legislativo que desencadearem.

"Somos os primeiros a usar esta plataforma, desde que a lei foi alterada" no que diz respeito ao número de assinaturas necessário, acrescentou o professor.

Fonte: Negócios por indicação de Livresco

Nota: Para aceder Iniciativa Legislativa "Está tudo explicado aqui, como fazer registo e assinar. Acesso directo para quem já fez registo no site da AR aqui." (retirado de O Meu Quintal)

Sem comentários: