quinta-feira, 19 de abril de 2018

Inclusão 2.0 nas escolas constrói-se em debate na ESECS/IPLeiria

A inclusão nas escolas está em debate no 3.º Encontro sobre Inclusão em Contexto Escolar na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS/IPLeiria), sob o mote “Rumo a uma escola inclusiva de segunda geração”. O evento decorre nos sábados 21 e 28 de abril, e discute temas como o novo enquadramento legal para a Inclusão num contexto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e os desafios que se colocam à qualidade de vida, para além de dar a conhecer boas práticas de inclusão em diversas áreas. 

O encontro, que decorre desde 2016, é já uma referência nacional na área da inclusão, por anualmente trazer ao debate a inclusão nas escolas sob diferentes perspetivas, e tem já lotação esgotada para os dois dias, com 330 inscritos para uma lotação de 250 lugares. «A terceira edição pretende dar a conhecer novas orientações ao nível das respostas a dar pelas escolas no próximo ano letivo, assim como outras abordagens inclusivas, como a musicoterapia ou a utilização de cães de assistência, não deixando de abordar outras questões complexas, como a sexualidade», explica a organização, que sublinha a atualidade e pertinência dos temas. 

No próximo sábado, 21 de abril, o encontro tem início com a sessão de abertura às 9h30, que contará com a presença de Manuela Tender, coordenadora do Grupo de Trabalho da Educação Especial da Assembleia da República; seguindo-se o primeiro painel de debate, às 11h00, dedicado ao novo enquadramento legal na Educação Inclusiva, por Filomena Pereira, da Direção-Geral de Educação, e ao Desenho Universal para a Aprendizagem, por Manuela Alves, do Agrupamento de Escolas de Tondela. 

Às 14h00 tem início o segundo painel, onde Helena Fonseca, do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, aborda a flexibilidade curricular e equipas multidisciplinares, e José Lopes, da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, fala das normas transitórias e dos Centros de Apoio à Aprendizagem. Às 14h45 serão partilhadas práticas e testemunhos de alunos e professores dos agrupamentos de escolas da região que implementam o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular: Agrupamentos de Escolas da Batalha, de Colmeias, D. Dinis, e Marinha Grande Poente. Segue-se às 16h50 a apresentação das potencialidades dos cães de assistência e de ajuda social na inclusão em contexto escolar, por Simão Marques, da Tobiacão. 

O encontro é promovido pelo CFAE Rede de Cooperação e Aprendizagem (Batalha, Leiria e Porto de Mós), em parceria com Câmara Municipal de Leiria, ESECS/IPLeiria e CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Politécnico de Leiria, CERCILEI (Leiria), CEERIA (Alcobaça), APPDA - Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Leiria, e dos Agrupamentos de Escolas Correia Mateus, da Batalha, Domingos Sequeira, e Porto de Mós. 

Convidamos os senhores jornalistas a acompanhar o primeiro dia do 3.º Encontro sobre Inclusão em Contexto Escolar, que decorre dia 21 de abril, sábado, no anfiteatro 2 da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. 


O Programa completo do Encontro pode ser consultado em http://eventos.ccems.pt/inclusao/ , aqui

Para mais informações contactar: 
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