terça-feira, 29 de março de 2011

Dia Mundial para a Consciencialização do Autismo


Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e aAssociação para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Leiria (APPDA-L) juntaram-se para comemorar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo que terá lugar no dia 2 Abril .
O autismo é uma perturbação complexa que se manifesta sob diversas formas. As crianças, jovens e adultos com autismo e, de facto, as pessoas com deficiência em geral, para além dos desafios diários que a sua condição impõe, também têm de lidar com as atitudes negativas da sociedade, apoio inadequado às suas necessidades e, em alguns casos, a discriminação.
O Dia Mundial da Consciencialização para o Autismo tem como objectivo que se compreenda melhor esta perturbação e se promova a adesão universal à Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Conjugando os trabalhos de investigação e os esforços de sensibilização, podemos oferecer protecção e apoio a todos as pessoas com deficiências como o autismo, para que se possam incluir plenamente numa sociedade inclusiva (Secretário Geral das Nações Unidas – Comunicado de imprensa SG/SM/12815 de 29/03/2010)
A comemoração deste dia tem como objectivos:
·         Comemorar o dia Mundial da Consciencialização do Autismo
·         Distinguir as boas práticas na área desenvolvidas em Leiria
·         Sensibilizar a sociedade para referida problemática
Nesse sentido, a Câmara Municipal de Leiria , a Cruz Vermelha e os Agrupamentos de Escolas de Colmeias, Marrazes e José Saraiva associam-se a esta iniciativa. Que tem como missão dar voz às pessoas com autismo, às suas famílias e aos seus defensores para exigir uma maior consciencialização e compreensão desta perturbação.
Esta iniciativa contam com actividades de  animação de rua junto a Fonte Luminosa em Leiria ( desenvolvidas pelos alunos do Curso de Educação Social da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria, que vão sensibilizar a comunidade através da apresentação de cartazes e distribuição de Folhetos ) serão igualmente realizadas outras actividades que terão como objectivo alertar a comunidade para esta problemática.
No final do dia será efectuada uma Tertúlia  intitulada “ Histórias de vida” que terá como objectivo dar voz as famílias destas crianças/ jovens.

In: CRID

Sem comentários: