Dar aos cidadãos com necessidades especiais, mais concretamente àqueles que sofrem de surdez, os meios necessários para terem uma formação com mais qualidade em áreas relacionadas com a aprendizagem da língua inglesa e da informática é o objectivo do projecto eFESTO.
O projecto junta entidades púbicas e organizações de apoio social de quatro países europeus (Bulgária, Hungria, Itália e Polónia) e aposta nas ferramentas de eLearning, ou seja no ensino à distância suportado pela utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação para dotar aos cidadãos polacos de maiores competências para entrarem no mercado de trabalho.
O ponto de partida para este projecto foi o facto de na Polónia o mercado de trabalho ser muito fechado para os cidadãos com necessidades especiais, ao que se junta o abandona do sistema de ensino por parte destes em idades muito precoces, dada a não adaptação do mesmo às suas necessidades específicas.
Em termos concreto o eFESTO consiste num portal que permite o acesso dos cidadãos surdos à informação relacionada com as áreas de formação que este disponibiliza (inglês e Tecnologias de Informação e Comunicação). Sendo que essa informação é trabalhada e adaptada a estes utilizadores.
No domínio das TIC o objectivo é dotar os alunos de capacidades para trabalhar em domínios como a gestão e utilização de aparelhos eléctricos e electrónicos em diferentes áreas como a biomedicina, as telecomunicações, a indústria e a protecção do ambiente.
Como o inglês é uma das línguas essenciais para quem entra no mercado de trabalho, também são disponibilizados conteúdos para a aprendizagem deste idioma.
Mudar o paradigma
Um das motivações do eFESTO é mudar o paradigma da empregabilidade das pessoas com necessidades especiais na Polónia, uma vez que dada a fraca escolaridade das mesmas e sua baixa qualificação empresarial trabalham maioritariamente na agricultura e em outras actividades rurais.
Com este projecto de eLearning centrado em áreas relacionadas com as novas tecnologias, os seus mentores esperam que a empregabilidade destes cidadãos passe a ter também uma incidência importante no sector da informática e das indústrias digitais.
Em termos de resultados, o eFESTO criou um ambiente inovador de aprendizagem para os alunos surdos, tendo impacto a nível didáctico, a nível económico, uma vez que reduz os custos com formação dada esta ser à distância, e social porque integra de forma mais adequada estes cidadãos no mercado de trabalho.
O eFESTO conta com financiamento da União Europeia e a sua implementação rondou os 499 mil euros.
In: I Gov
Sem comentários:
Enviar um comentário