segunda-feira, 14 de março de 2011

Sociedades Científicas criam Conselho Português para o Cérebro

Criar condições para apoiar doentes e cuidadores e desenvolver acções de esclarecimento dos cidadãos e dos órgãos de decisão sobre a importância do estudo do cérebro é o grande objectivo do Conselho Português para o Cérebro, que vai ser lançado depois de amanhã, na Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra (UC), pelas 17h30. A iniciativa surge no âmbito da Semana Internacional do Cérebro, promovida pela Sociedade Portuguesa de Neurociências (SPN), em parceria com o Programa Ciência Viva.
Considerando que as “despesas directas globais com assistência na União Europeia ultrapassam os 900 mil milhões de euros por ano – dos quais apenas 15 por cento são direccionados para as doenças do sistema nervoso, ficando muito aquém das necessidades reais destas doenças, e que os encargos totais com as doenças da área da neurologia e de psiquiatria atingem mais de 380 biliões de euros/ano –, é imperioso que a sociedade, os profissionais de saúde e os decisores políticos assumam a responsabilidade de apoiar a investigação do cérebro e das patologias que o envolvem”, defendem dois dos mentores do conselho, o representante da Sociedade Portuguesa de Neurologia António Freire, e o presidente da SPN e docente da UC, João Malva.

A estrutura recém-criada terá a colaboração de associações de doentes e familiares de doentes cerebrais. Após o lançamento do Conselho, e também no âmbito da Semana Internacional do Cérebro, o Centro de Neurociências e Biologia Celular, a Faculdade de Medicina e a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra promovem uma sessão de apresentação do restauro e digitalização da obra “De Humani Corporis Fabrica” de Andreas Vesalius (1543).

Uma edição rara e preciosa

A primeira edição, muito rara e preciosa, que marca o início da Medicina e da Ciência Moderna, pertence aos fundos da Biblioteca Geral da Universidade. O restauro e digitalização, na íntegra, foram possíveis graças à campanha «SOS Livro Antigo» que a universidade promove. A SPN vai ainda apoiar a intervenção sobre livros do médico português da mesma época João Rodrigues, de Castelo Branco, mais conhecido por Amato Lusitano, sobre cujo nascimento se comemoram, em 2011, quinhentos anos. O original do livro de Vesalius assim como algumas obras de Amato Lusitano serão mostrados na ocasião.

Sobre o patrocínio da Sociedade Portuguesa de Neurociências ao programa SOS Livro Antigo, o Director da Biblioteca Geral, Carlos Fiolhais, comenta: “Estamos gratos com o gesto dos nossos neurocientistas, esperando que o seu exemplo frutifique para salvar mais obras da nossa Biblioteca”.

A semana Internacional do Cérebro, que engloba um vasto conjunto de actividades visa divulgar, junto do grande público, de uma forma apelativa, os avanços da investigação na área do cérebro e no tratamento das suas doenças. Por isso, durante uma semana, os Neurocientistas abrem as portas dos seus laboratórios para “revelar todos os mistérios do cérebro”.

Sem comentários: