quarta-feira, 2 de março de 2011

Relatos de um mãe com filho disléxico

Aqui começou a batalha mais agressiva até agora feita por mim. Infelizmente não estava sozinha, desta vez, não fui a única a revoltar-me. Mas sou a única, certamente, a falar, porque, se não receei dar a vida pelo meu filho, também não receio dar a cara por ele.


Num dos vários contactos que vou recebendo, fui confrontado com a proposta de uma mãe cujo filho está diagnosticado com dislexia. Trata-se de um texto com alguma extensão, onde são relatados, na primeira pessoa, problemas, desafios, constrangimentos, mas, também, revelações de coragem, de luta, de inconformismo!
Alguns dos aspectos mencionados nem sempre correspondem à realidade actual da maioria das escolas, designadamente aos procedimentos a adoptar, no âmbito dos apoios especializados, ao abrigo do Decreto-lei n.º 3/2008. Assim como aposição relativamente à dislexia, hoje considerada como enquadrável no âmbito dos apoios especializados.
No entanto, são apresentadas sugestões, sobretudo para os pais, relativamente a alguns dos passos a dar quando sentem que os filhos não estão a ser contemplados com as respostas adequadas, dentro do quadro normativo existente. Também são apontadas algumas das fragilidades do sistema educativo.
Li, reli e, embora reconheça que poderia tecer algumas críticas, deixo essa tarefa para outros.
Agradeço à Maria Augusta de Sousa, a partilha das suas experiências enquanto mãe e educadora!
Para os interessados, podem aceder ao texto completo carregando em "relatos de uma mãe com filho disléxico".

Sem comentários: