sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Estudo de diagnóstico de necessidades docentes de 2021 a 2030

 

Introdução
Neste relatório final sobre o estudo de diagnóstico das necessidades de docentes de curto e médio prazo (5 a 10 anos), que tem em conta as mudanças em curso e as tendências da evolução na estrutura etária da sociedade e, em particular, o envelhecimento da classe docente, sistematizam-se os resultados das várias atividades que foram desenvolvidas: 
• Estado da arte de modelos de projeção de necessidades docentes, em Portugal e a nível internacional. 
• Construção de um modelo de projeção das necessidades de docentes em Portugal Continental, no ensino público, por grupo de recrutamento e por unidade orgânica, ao longo dos próximos 10 anos. 
• Projeções das necessidades de recrutamento de novos docentes. 
• Discussão dos resultados. 
Estes pontos são apresentados nas seguintes secções: na secção 3 é apresentada uma sistematização da revisão bibliográfica e o estado da arte dos modelos de projeção de necessidades docentes. O modelo de projeção de necessidades docentes do sistema público de ensino em Portugal Continental utilizado neste estudo é descrito na secção 4. Na secção 5 analisam-se os dados relativos aos alunos e docentes e na secção 6 descrevem-se os resultados das projeções. Na secção 7 é apresentada uma discussão dos resultados e, finalmente, as principais conclusões são apresentadas na secção 8. Em anexo a este relatório encontram-se as fórmulas dos parâmetros usados no modelo. É também incluída uma tabela com as necessidades de recrutamento cumulativas de novos docentes por região (NUTS III), para cada ano letivo.


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