O Ministério da Educação estabeleceu uma parceria com a Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA) para a elaboração de uma guião de apoio à elaboração e implementação dos Planos Individuais de Transição (PIT).
Nota introdutória
A transição para a vida pós-escolar é um dos momentos mais significativos no percurso de qualquer jovem, mais ainda para aqueles que necessitam de apoio para a construção de um projeto de vida digno e para o exercício de uma cidadania ativa.
Reconhecendo a importância da prática das entidades que, no âmbito das suas atribuições, apoiam jovens e respetivas famílias nas ações de transição e de inserção no mercado de trabalho, interessa divulgar as suas experiências na promoção da efetiva inclusão desses jovens na comunidade.
Com longos anos de atividade no apoio e na integração social das pessoas com síndrome de Asperger, a APSA, através do seu projeto Casa Grande, promove parcerias com Empresas, disponibilizando um Programa Empregabilidade que tem por principais objetivos desenvolver o ganho das competências sociais e de autonomia funcional para a integração e inclusão em contexto profissional e social. A partir da apresentação desse programa, este Guião para a Implementação do PIT, elaborado pela APSA, pretende dar a conhecer a sua experiência no âmbito da transição para a vida pós-escolar, dos jovens que acompanha, e apresentar propostas para a elaboração do plano individual de transição que assentam nesse mesmo projeto (apresentadas no Guião em caixa de fundo verde).
Assim, deseja-se que este Guião se constitua como um contributo, para as escolas e famílias, no desenvolvimento de transições suaves e eficazes, assentes num modelo flexível e dinâmico que considere as capacidades dos jovens, as suas expectativas, e da família, e garanta a sua participação.
Acesso ao documento aqui.
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