quinta-feira, 5 de março de 2020

Por que algumas crianças têm problemas de ortografia

Quando verifica o que seu filho escreveu, quantos erros de ortografia encontra? Com que frequência o seu filho perde pontos de teste devido à ortografia?


Algumas pessoas assumem que as crianças cometem muitos erros de ortografia por causa da preguiça. No entanto, isso quase nunca é a causa. As crianças podem estudar muito e continuar a falhar nos testes ortográficos ou cometer muitos erros. Por que isso acontece?

Continue lendo para descobrir por que algumas crianças têm ortografia ruim.

Como são os problemas de ortografia

Existem diferentes problemas com a ortografia. Há crianças que cometem erros em todos os tipos de palavras. Alguns têm dificuldade com certos tipos de palavras. E outros cometem os mesmos erros repetidas vezes, não importa quantas vezes tenham sido ensinados a escrevê-los.

Aqueles que estão aprendendo a ler e a escrever não terão uma ortografia perfeita. Espera-se que no jardim-de-infância as crianças escrevam a maioria das palavras erradas. Também é muito comum que aqueles que estão começando a ler e escrever invertam letras, como confundir b com d.

No segundo grau, é comum observar todos os tipos de ortografia criativa. Algumas escolas incentivam o que é conhecido como “escrita infantil” para que as crianças se sintam à vontade para escrever e não se preocupem com as regras de ortografia. A melhor maneira de saber se há algo com que se preocupar é conversar com o professor.

No entanto, à medida que as crianças crescem, há coisas importantes a serem observadas. São coisas que as crianças que têm problemas de ortografia costumam fazer:
  • Escreva devagar
  • Escreva algumas palavras, mesmo que tenham mais coisas que desejam dizer.
  • Escreva incorretamente palavras que soem iguais e tenham significados diferentes, como sair e navegar.
  • Esqueça as regras de ortografia.
  • Confunda as letras nas palavras.
  • Não percebendo erros de ortografia.
  • Escreva as mesmas palavras de maneiras diferentes e incorretas.

Pode ser stressante ter dificuldades com qualquer habilidade ou atividade. Portanto, crianças com problemas ortográficos podem mostrar sinais de stresse ou frustração. Isso pode acontecer quando elas estão a escrever e mesmo quando não estão. Elas poderiam recusar-se a fazer o trabalho de casa. Elas poderiam reclamar que não se sentiam bem e pedir para ficar em casa para não ir à escola.

O que causa problemas de ortografia

Ortografia envolve habilidades diferentes. Se as crianças tiverem problemas com essas habilidades, a ortografia poderá ser afetada. Estas são algumas dificuldades comuns que causam desafios com a ortografia.

Dificuldade com a leitura. As crianças que têm problemas para ler têm dificuldade em reconhecer os sons nas palavras. Isso, por sua vez, impede que sejam gravados corretamente. Saiba mais sobre as dificuldades de leitura.

Dificuldade em escrever. Algumas crianças têm dificuldade em digitar palavras, manualmente ou com o teclado. Elas podem escrever a mesma palavra de maneiras diferentes e incorretas. Saiba mais sobre as dificuldades com a escrita.

Dificuldade com atenção. A dificuldade de prestar atenção evita lembrar as regras de ortografia. Também pode impedir que as crianças percebam erros de ortografia. Aprenda mais sobre a dificuldade com atenção.

Se você estiver preocupado com a ortografia do seu filho, converse com seu professor. Os professores podem fornecer informações e sugestões valiosas.

Descubra que perguntas fazer ao professor na próxima vez que falar com ele. Isso pode acontecer em uma conferência de pais e professores ou em outra reunião que você organizar. Pode também comunicar por e-mail.

Como ajudar seu filho a melhorar a ortografia

Existem maneiras simples e baratas de ajudar o seu filho, especialmente quando sabe quais são os seus desafios. Aqui estão alguns exemplos:
  • Procure porta-lápis para facilitar a aderência correta do lápis.
  • Leia sobre "quebras cerebrais" para ajudá-lo a se concentrar ao estudar.
  • Incentive-o a escrever mais devagar e a revisar seu trabalho.
  • Pratique palavras familiares a olho nu com seu filho.
  • Descubra maneiras divertidas de ajudá-lo a aprender a escrever.
Ter problemas com qualquer habilidade pode fazer as crianças sentirem-se mal e causar insegurança. Há coisas que pode fazer para manter o seu filho motivado e melhorar a sua autoestima.

Fonte: Understood

Sem comentários: