quarta-feira, 30 de maio de 2018

Teatro "Pedro e Inês" com 1.º guião multiformato Inclusivo

Pela primeira vez, em Portugal, no Museu de Leiria, na tarde de 29 de maio, o Grupo de Teatro do Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça, representou a história de D. Pedro e de D. Inês, com o 1.º guião multiformato Inclusivo.
Este guião inédito, distribuído a todos os participantes desta sessão cultural inclusiva, apresentou a peça de teatro em braille, escrita simples e linguagem pictográfica, fruto do esforço extraordinário do Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Instituto Politécnico de Leiria, coordenado pela Professora Dr.ª Célia Sousa.
 capa do guião com o logótipo da associação de amigos de d. pedro e d. inês (2 corações vermelhos deixam cair da base 2 lágrimas negras) 1ª páginas do guião em braille sobre negro, 1ª página do guião em pictograma
Os atores do Centro de Alcobaça demonstraram níveis significativos de interpretação e de segura movimentação cénica, nos claustros do Museu de Leiria, com audiodescrição e língua gestual portuguesa, possibilitando a todos os espectadores momentos de impacto memorável de pioneira experiência de teatro para todos.
  2 momentos da peça: pedro e inês dançam e agradecimento final dos atores
No debate que se seguiu de imediato à peça de teatro, diversos tópicos foram motivo de reflexão, desde o direito à cultura para todos, as acessibilidades, os desafios para os agentes culturais, até ao protagonismo criativo e performativo das pessoas com deficiência.
Serviu também para a visibilidade de boas práticas e para o anúncio público dos compromissos das autoridades regionais no sentido do desenvolvimento de projetos culturais inclusivos, com a cooperação do Instituto Politécnico de Leiria.

Este projeto comemorativo dos 650 anos da morte de D. Pedro teve a responsabilidade partilhada do INR, da Associação dos Amigos de D. Pedro e de D. Inês, do Instituto Politécnico de Leiria, da Câmara Municipal de Leiria e do Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça.
O 1.º guião multiformato Inclusivo está disponível na Biblioteca do INR.
Esta iniciativa contou o o apoio da Mediaponto, que disponibilizou a título gracioso o equipamento de audiodescrição.
Fonte: INR

Sem comentários: